Entre cerca de três mil manuscritos, fotografias e cartas, a equipe do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP) selecionou os itens mais relevantes e os registrou, em 108 páginas, no “Catálogo do Acervo do Centro de Memória da História Política da Paraíba Arquivado no IHGP”.

  • Publicada pela Editora Arribaçã e financiada pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), a obra foi lançada na noite de sexta-feira da semana passada (dia 27), na Livraria do Luiz, localizada no Mag Shopping, em João Pessoa (praia de Manaíra).

O evento marcou o início das comemorações oficiais dos 120 anos do IHGP.

  • Prestigiaram o lançamento, o advogado Waldir Porfírio, o jornalista Padre Albeny Galdino, o historiador Flávio Brito, a pesquisadora e ex-Primeira Dama do Estado, Glauce Burity, o escritor Ruy Leitão, integrante da Academia Paraibana de Letras e a professora Janaína Camilo, da UFCG, entre outros estudiosos interessados nesse assunto.

“A gente faz a digitalização do documento, uma descrição, e o explica uma legenda. Para se ter uma ideia, temos documentos nesse trabalho que datam de 1660, que são os mais antigos sob custódia no Instituto”, explica o advogado, professor e escritor Jean Patrício da Silva, presidente do IHGP.

  • Restauração da sede própria

O IHGP foi contemplado com verbas do programa do Governo Estadual chamado de ICMS Cultural, no edital Patrimônio Histórico 2025.

  • O Governo Estadual destinou recursos para vários projetos de recuperação de edificações com interesse histórico-cultural no Centro de João Pessoa.

O projeto do Instituto foi contemplado, o que garantirá a restauração do edifício inaugurado em 1955, segundo o presidente do IHGP.

  • Ainda dentro da programação de 120 anos de existência do Instituto, Jean Patrício informou que uma exposição sobre a história da cidade de João Pessoa, a ser realizada no próximo mês agosto, também teve recursos assegurados.

Leave a comment