O IHGP estará presente nesta terça-feira, dia 1º de julho, em Brasília-DF, no Senado da República, onde será realizada uma solenidade encerrando os trabalhos da Comissão do Senado Federal que foi constituída para as comemorações dos 200 anos da Confederação do Equador.

  • O Intituto Histórico e Geográfico Paraibano estará participando do evento com a presença do professor Josemir Camilo, que é Escritor, PhD em História pela UFPE e Professor aposentado da UFCG.

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil entre 1824 e 1825.

  • Este movimento surgiu em resposta ao autoritarismo do então Imperador Dom Pedro I e buscava a separação das províncias nordestinas do governo central.

A revolta teve caráter emancipacionista e republicano, sendo centrada em Pernambuco e se espalhando para outras províncias como Ceará e Paraíba.

  • Apesar de sua breve duração, a Confederação do Equador é um marco importante na luta pela autonomia regional e na história política do Brasil.

Seu maior mártir é o Frei Joaquim do Amor Divino, popularmente conhecido como Frei Caneca, que participou ativamente da chamada Revolução Pernambucana (1817), entre outros movimentos anti-imperialistas.

  • A 13 de janeiro de 1825, foi armado o espetáculo do enforcamento diante dos muros do Forte das Cinco Pontas.

Despojado do hábito religioso, três carrascos se recusaram a enforcá-lo.

  • A Comissão Militar ordenou seu “arcabuzamento” (pelotão de fuzilamento por arcabuz, arma de tiro longo usada naquela época pelo Exército Imperial), visto não poder ser enforcado pela desobediência dos carrascos.

Leave a comment