O Coral universitário Gazzi de Sá, pertencente a Pró-reitora de Extensão (Proex), da Universidade Federal da Paraíba – UFPB abre sua temporada de 2025 com espetáculo ‘Canta São João’.

  • O concerto acontece no dia 02 de julho (quarta-feira), a partir das 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa – Departamento de Música da UFPB, com entrada franca.

O coral tem a regência do maestro Eduardo Nóbrega, preparação vocal da professora Izadora de França e correpetição do músico Izequiel Gonçalves de Lima.

  • O espetáculo vai explorar os rituais juninos, denominados festas de São João por celebrarem a natividade de São João Batista.

Uma festividade popular realizada no Brasil, com mais intensidade na região Nordeste do País durante o mês de junho.

  • Essas manifestações foram trazidas para o Brasil pelos portugueses durante o período da colonização, sendo realizada em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, e o maestro Eduardo Nóbrega vem com uma proposta simples e o divertimento vai ser a tônica do espetáculo.

“Vamos realizar um grande ‘arraiá’ com tudo que tem direito, quadrilha, casamento matuto, muito xote e baião”.

  • O repertório baseado em clássicos do nosso São João, começa com:
  1. ‘Muié Rendeira’ de Zé do Norte e arranjo de Edino Krieg; em seguida um
  2. ‘Pot-pourri Junino’ com músicas de Luiz Gonzaga, José Fernando e Antônio Barros e Cecéu e arranjo de Tom K; depois vem a composição
  3. ‘Jegue (lied)” de Genival Lacerda, também com arranjo de Tom K; em seguida a composição,
  4. ‘Numa Sala de Reboco’, de José Marcolino Alves, mais um arranjo de Tom K; logo após,
  5. ‘Ponte de Sanfona’, de Luiz Gonzaga, também com arranjo de Tom K; em seguida,
  6. ‘Você Endoideceu meu Coração’, de Nando Cordel e arranjo de Eduardo D Carvalho; depois segue com a composição
  7. ‘Neném Mulher’, de Pinto do Acordeom e arranjo de Tom K; logo após
  8. ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e arranjo de Eduardo D Carvalho.
  • O concerto encerra com a composição ‘Olha pro Céu’, de Luiz Gonzaga, com arranjos de José Fernando e Antônio Barros e Cecéu e Tom K.

O coral Universitário Gazzi de Sá é um projeto da Pró-reitora de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de grande projeção e importância na promoção da cultura por meio da música e do canto coral sob a égide da Proex.

  • Este projeto emblemático não apenas enaltece a rica herança musical, mas também serve como um catalisador para o desenvolvimento de talentos dentro e fora dos limites acadêmicos.

Sob a batuta do maestro Eduardo de Oliveira Nóbrega desde fevereiro de 2004 e participação por cinco anos do regente assistente, professor João de Arimatéia, o grupo alcançou notoriedade por suas performances envolventes sob a direção da professora Eleonora Montenegro e composições do diretor Musical (in memoriam) Tom K.

  • Atualmente o coral tem como professora de técnica Vocal, Izadora de França.

Desde 2004 vem se apresentando nos principais festivais de Coros ocorridos em várias partes do Brasil, a exemplo:

  1. Alagoas,
  2. Bahia,
  3. Espírito Santo,
  4. Minas Gerais,
  5. Paraíba,
  6. Paraná,
  7. Pernambuco,
  8. Rio Grande do Norte e
  9. Sergipe.

Além de apresentações nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), a convite da UNIRIO e São Paulo (SP), a convite da USP.

  • Durante a pandemia participou on-line de encontros internacionais alcançando críticas construtivas de diversos regentes.

Em participações especiais podemos evidenciar: em julho de 2022 foi convidado para participar do show do cantor e humorista, Whindersson Nunes realizados em João Pessoa , (Teatro Pedra do Reino) e em Recife (PE), no Ginásio do Sport.

  • Já em abril de 2025 participou do Programa ‘Que História é Essa Porchat’, respectivamente exibido na grade televisiva da GNT (27/05/25) e na grade da Rede Globo de Televisão (28/05/25).

Já o maestro Eduardo Nóbrega tem uma passagem intensa no cenário do canto coral paraibano, sendo fundador dos corais do SINTESP (UFPB); da antiga Saelpa; Coteminas; Coral d’Artes da UFPB; Ministério da Fazenda; Sindfisco, Coral do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa/PB (IPM), Coral da OAB e Coral da Defensoria Pública.

  • Desde 2004 é maestro titular do Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB.

Em março de 2018 realizou intercâmbio na Universidade de Yale (USA); e em abril de 2024 foi convidado pela University Syracuse, em Nova York (EUA) para realizar Masterclass com coros da instituição sobre o Movimento Coral no Brasil, especificamente no Nordeste e realizar um concerto com o Singers Chors tendo em foco a ‘Música Brasileira’.

  • Atualmente é professor/mestre do Departamento de Educação Musical (UFPB) das seguintes disciplinas: Música Popular Brasileira, Regência Coral I, Regência Coral II e Canto Coral, além de coordenador/fundador desde 2003 do Festival Paraibano de Coros, evento de caráter internacional que propaga o canto coral por todos os cantos.

Leave a comment