O baixo-barítono brasileiro conseguiu bolsa de estudos para a Mississippi State University por meio do FIMUS (Festival Internacional de Música de Campina Grande).

  • O estudante de música Willian Pereira da Silva ganhou o 2025 National Student Audition (Audição Nacional de Estudantes 2025) na categoria destinada a avaliar tenores, barítonos e baixos com avançado nível técnico.

O evento, promovido pela Associação Nacional de Professores de Canto dos Estados Unidos (National Association of Teachers of Singing), foi realizado em três fases.

  • A etapa estadual foi sediada na Mississippi State University, em Starkville, no Mississippi.

Por sua vez, a regional foi realizada em Clinton, Mississippi, na Mississippi College.

  • A nacional ocorreu na Temple University, em Filadélfia, na Pensilvânia.

Na última etapa, 10 concorrentes, de todo o país, foram classificados como semifinalistas.

  • Após esta fase, ficaram somente três candidatos como finalistas.

O processo foi longo e bastante desafiador, envolvendo muitas horas de ensaio e preparação técnica, artística e emocional, sempre sob a supervisão do Dr. Peter Infanger, seu professor de canto.

  • “O repertório foi escolhido de acordo com as exigências da competição, incluindo uma ária de ópera, uma ária de oratória ou cantata, uma canção em inglês e em outro idioma, e uma canção de escolha livre”, destacou Willian.

Embora tenha iniciado os estudos musicais no Brasil, desde 2021 ele está se profissionalizando nos Estados Unidos.

  • A ida para a América do Norte foi fruto de uma ação promovida pelo Festival Internacional de Música de Campina Grande, mais precisamente após a realização de uma masterclass com o professor Dr. Gary Packwood, que o convidou para estudar canto na Mississippi State University, oferecendo-lhe uma bolsa de estudos integral.

Conforme observa Vladimir Silva, idealizador, produtor e diretor do FIMUS, “festivais de música são eventos que mudam, para sempre, a vida das pessoas, por conta das interações e das experiências vivenciadas”.

  • No caso do FIMUS, a abertura de portas para o exterior tem sido um traço marcante, pois, assim como Willian, outros discentes também tiveram a chance de ganhar bolsas de estudos e participar de intercâmbios nos Estados Unidos e na Europa, ações que foram articulados nesses encontros.

A partir de agosto, Willian Pereira passa a estudar na Samford University, em Birmingham, no Alabama, sob a supervisão de Dr. Christopher Withrow.

  • Lá, ele terminará a graduação em performance e fará mestrado na mesma área, com bolsa de estudos completa.

“Vencer um concurso de canto em nível nacional, nos Estados Unidos, representa mais do que ganhar uma competição, significa que todo o esforço que vem sendo feito ao longo dos anos tem mostrado frutos muito bons e que me fazem querer continuar na luta pelos meus sonhos”, completou o paraibano.

 

 

Leave a comment