
Na inauguração do memorial, o padre José Napoleão Laureano dos Santos recebeu o Título de Cidadão Pessoense (Post-Mortem), representando o ilustre médico e político já falecido.
- Na manhã desta terça-feira (dia 19), os restos mortais do médico Napoleão Laureano, patrono da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foram transferidos para o mausoléu edificado na capela do Hospital que recebe seu home.
O cortejo passou pela sede do Poder Legislativo Municipal, antes de seguir para a inauguração do memorial em homenagem ao médico, num ato de reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados pelo mesmo à medicina e à sociedade paraibana.
- O presidente da CMJP, Dinho Dowsley (PSD), destacou que o Hospital Napoleão Laureano presta importantes serviços à cidade de João Pessoa, à Paraíba e ao país, e que o mausoléu é uma singela homenagem ao médico que dá nome ao Legislativo Pessoense e ao hospital.

“Os restos mortais vão se perpetuar no Hospital Napoleão Laureano. É uma homenagem emocionante”, considerou o presidente.
- O diretor-presidente do Hospital Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, afirmou que a inauguração do memorial é um momento histórico para a Paraíba, para o Hospital Napoleão Laureano e para a Câmara Municipal:
“Honrando esta figura que tanto fez pelos pacientes oncológicos da Paraíba e pelas pessoas que buscam auxílio”.
- “O Hospital assiste todas essas pessoas, há mais de 60 anos, oferecendo apoio aos paraibanos, a pedido de nosso mártir Napoleão Laureano. Nada mais justo do que levar seus restos mortais para o Hospital que leva seu nome, onde ele poderá descansar”, afirmou o diretor, lembrando que Napoleão Laureano completaria 111 anos na próxima sexta-feira (dia 22), se vivo ainda estivesse.

- Cidadania Póstuma Pessoense
Durante a inauguração, Dinho entregou o Título Póstumo de Cidadão Pessoense ao padre José Napoleão Laureano dos Santos, que recebeu a honraria em homenagem ao oncologista.
- “Quando mamãe aguardava o meu nascimento, ela passou por muita inquietação. Acompanhando a revista ‘O Cruzeiro’, da época, ela pediu a intercessão do médico Napoleão Laureano para que a gestação e o parto fossem tranquilos”.
“Se desse certo, como gratidão, ela daria o nome dele para mim. Por isso eu trago, com muita honra, o nome de Napoleão Laureano incorporado ao meu Registro de Nascimento”, relatou o padre.

- História do Homenageado
Napoleão foi médico oncologista, conhecido como “O médico dos pobres”, por atender seus pacientes carentes de graça.
- Napoleão Rodrigues Laureano (nasceu em Natuba-PB, aos 17 de junho de 1913, quando ainda era distrito de Umbuzeiro – faleceu no Rio de Janeiro-RJ, em 31 de maio de 1951).
Para contribuir ainda mais com a área da saúde da capital paraibana, em 1945 entrou para a política, tornando-se vereador e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, que o homenageia dando o nome dele ao seu prédio sede, Casa Napoleão Laureano.

