Pelo segundo ano consecutivo, a Paraíba é o Estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27), pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
- Além disso, a Paraíba subiu uma posição em relação ao ano passado e figura como o 11º Estado mais competitivo do Brasil.
Dentre os destaques no ranking deste ano está o avanço nos pilares da Inovação e de Potencial de Mercado.
- Segundo levantamento do CLP, a Paraíba ocupa a primeira colocação regional em Inovação e subiu cinco posições em relação a 2024 em nível nacional.
O estudo constatou os avanços de investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento em que a Paraíba se posiciona na vice-liderança nacional, com destaque também para o aumento de patentes e estrutura de apoio à inovação.
- Os investimentos públicos em inovação foram destaque, inclusive, em matéria veiculada também nesta quarta-feira (dia 27) pelo jornal “O Estado de São Paulo”, que evidenciou a destinação de recursos para a construção do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, bolsas de estudo, desenvolvimento de startups e projetos estratégicos.
A Paraíba se destaca também no potencial de mercado, ocupando a 7ª colocação em nível nacional.
- O Estado avançou nove posições no pilar em relação ao ano passado, com destaque para a taxa de crescimento, tamanho do mercado e crescimento do potencial da força de trabalho.
O Ranking de Competitividade dos Estados apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal e representa uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil nos pilares da:
- Sustentabilidade Ambiental,
- Capital Humano,
- Educação,
- Eficiência da Máquina Pública,
- Infraestrutura,
- Inovação,
- Potencial de Mercado,
- Solidez Fiscal,
- Segurança Pública e
- Sustentabilidade Social.
- O Radiotelescópio Bingo, que está em fase adiantada de construção no município de Aguiar, com financiamento do Governo da Paraíba, é citado na matéria do Estadão como um dos projetos de pesquisa e inovação que vêm ajudando o crescimento do Estado no ranking nacional.
Mesmo estando ainda em processo de recuperação da recente cirurgia feita recentemente no final de semana passada, o Governador João Azevêdo comemorou bastante os índices acima e a reportagem do “Estadão”.
- “Quero agradecer pelas orações e as mensagens de apoio que estou recebendo após internação para um procedimento cirúrgico. Graças a Deus, estou bem e me recuperando em casa, ao lado da família”.
“Em breve estarei de volta, fazendo o que mais gosto, que é trabalhar pela Paraíba. Aproveito para agradecer também à equipe médica e todos os profissionais de saúde que cuidaram da minha saúde. Muito obrigado!”
CONFIRA ABAIXO O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA “CIDADE DA ASTRONOMIA”, LOCALIZADA NO SERTÃO DA PARAÍBA: