O policiamento preventivo realizado pela Guarda Civil Metropolitana está sendo reforçado na cidade de João Pessoa. Na tarde desta quinta-feira (dia 2), o prefeito Cícero Lucena (PP) realizou a entrega de equipamentos de segurança para uso da instituição. A entrega aconteceu na sede da Guarda Civil, no Centro.
Foram entregues, na ocasião, 120 kits de pistolas Taurus CT9 calibre 9mm.
Posteriormente, ainda serão entregues 10 carabinas, dois drones e 50 dispositivos elétricos (pistolas Taser – Arma eletrônica Não-letal de Auto-defesa), ainda dentro de emenda ao Orçamento Geral da União no valor de R$ 1 milhão, da autoria do deputado Julian Lemos.
Também serão mais doze espingardas calibre 12, com oito mil munições do mesmo calibre, a partir de emenda cidadã ao Orçamento Municipal do vereador Tarcísio Jardim (Patriota), no valor de R$ 150 mil.
“Precisamos nos unir para garantir a velocidade que queremos na melhoria da segurança. Agradecemos ao Deputado Federal Julian Lemos (União Brasil) pela emenda destinada. Temos um objetivo, um sonho, e por isso vamos conseguir avançar para fazer a segurança que a cidade precisa”, afirmou.
O Prefeito ainda destacou que haverá concurso para mais de 200 vagas na Guarda. “Por mais que o equipamento seja importante, não deixamos de acreditar que o que mais importa é o servidor, é o humano”, declarou.
O Deputado Federal Julian Lemos (ex-PSL) afirmou ser gratificante garantir os recursos e ver que eles são bem utilizados. “A Guarda Metropolitana costuma ser vista como o primo pobre da Segurança Pública. Queremos que sejam vistos como os agentes importantes para a segurança que são”, declarou.
De acordo com o Secretário Municipal da Segurança Urbana (Semusb), João Almeida (Solidariedade), nos próximos meses, 100% dos guardas municipais serão treinados e habilitados para o porte de armas.
“O guarda civil é um herói, que ia às ruas fardado, em viaturas, mas desarmado. Hoje, a nossa Guarda se equipara, em nível de equipamento, às melhores polícias do mundo, para garantir segurança e sensação de segurança”, afirmou.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Almeida, recebeu o equipamento das mãos do prefeito Cícero Lucena e destacou a valorização dada pela gestão para a categoria.
De acordo com ele, para ir às ruas, as armas passam pelo crivo da Polícia Federal, instituição com a qual a Guarda mantém Termo de Cooperação Técnica.
O evento também contou com a presença do Deputado Estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), do secretário municipal da Gestão Governamental, Diego Tavares (PP) e da subcomandante da Guarda Civil, Surama Oliveira.