A cidade de Gurjão, situada no Cariri Oriental paraibano, será sede de um festival da literatura e artes com a realização da primeira Festa Literária de Gurjão, evento programado para envolver grupos e representações culturais locais e de diversas cidades paraibanas, universidades, dentro de um evento de três dias que acontece na semana de 25 a 27 deste mês de setembro (últimas quinta, sexta-feira e sábado).

  • A FLIGUR nasce este ano como a primeira Festa Literária de Gurjão, marcando um momento histórico e cultural para o município, idealizada como um espaço de valorização da leitura, da escrita e da arte, e surge com o propósito de aproximar a comunidade escolar, escritores, artistas e a população em geral em torno do universo literário.

“Seu objetivo principal é despertar o gosto pela literatura, promover a troca de saberes e incentivar novas gerações de leitores e escritores”.

  • “A primeira edição contará com atividades culturais diversificadas, como rodas de leitura, lançamentos de livros, apresentações artísticas e oficinas sobre a importância da literatura como ferramenta de transformação social”, reforça a assessoria do evento.

Assim, a FLIGUR se consolida como um marco para Gurjão, celebrando a cultura, a educação e a criatividade, abrindo portas para que o município se torne referência na promoção literária e artística da região.

  • O coordenador geral do festival, José Flávio Ramos de Queiroz, explicou detalhes de toda a programação, falou sobre como se deu o envolvimento das representações culturais e sociais para a construção do evento, evidenciou as parcerias estruturantes e logísticas, dentre outras, e garante que o festival ficará na história do município e do Território Rural na perspectiva de continuar se fortalecendo e ser referência para a promoção de mais atividades do gênero na região.

“Nós vamos ter a presença aqui do ex-secretário da Cultura, Lau Siqueira; do atual secretário de Cultura do Estado, Pedro Santos, que confirmou presença; do secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, que também confirmou presença.”

  • Serão três dias que vão movimentar muito a cidade, principalmente na parte educacional, pois estamos com toda a a rede de educação focada neste evento, tanto estadual como municipal, então promete ser uma grande festa”, explica Flávio Ramos.

Leave a comment