
- A dirigente, que também preside a Federação Paraibana de Futebol, será a primeira mulher brasileira a ocupar um cargo desse porte na FIFA.
Depois de se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, acaba de ser nomeada pela FIFA para integrar a Comissão de Competições Femininas de Clubes durante o mandato de 2025 a 2029.
- Trata-se de uma honraria inédita para uma dirigente brasileira e que a consagra como a primeira mulher do Brasil a ocupar um cargo dentro da estrutura da FIFA.

A decisão foi homologada por unanimidade pelo Conselho da FIFA em reunião realizada no dia 2 de outubro e comunicada oficialmente nesta terça-feira (7), a partir da sede da entidade em Zurique, na Suíça.
- O nome da dirigente foi confirmado em carta assinada pelo secretário-geral da FIFA, Mattias Grafström, e representa o reconhecimento da sua trajetória de dedicação, competência e compromisso com o desenvolvimento e a integridade do esporte.
Para Michelle Ramalho, a nomeação é um marco em sua carreira.

- “Recebo essa designação com muita alegria e responsabilidade. É motivo de imenso orgulho, não apenas para a Paraíba, mas para todo o futebol brasileiro”.
“Agradeço à FIFA pela confiança depositada, em especial ao presidente Gianni Infantino e ao secretário-geral Mattias Grafström, e reafirmo meu compromisso em seguir trabalhando com seriedade e paixão pela valorização do futebol feminino em todas as suas dimensões”, destacou.
- A dirigente também ressaltou que a decisão da FIFA está em sintonia com os princípios da nova gestão da CBF, presidida por Samir Xaud.

“Esse gesto da FIFA comprova o reconhecimento internacional ao trabalho sério e dedicado desenvolvido à frente da CBF pelo presidente Samir Xaud, que conduz uma gestão participativa, inclusiva e de valorização crescente do papel da mulher no futebol brasileiro”, afirmou.
- Com a designação de Michelle, o Brasil reforça sua presença no cenário internacional do futebol e amplia o espaço de representatividade feminina dentro das principais instâncias decisórias do esporte mundial.
O país, que já teve a FIFA presidida por João Havelange, volta a ocupar um lugar de destaque dentro da estrutura da entidade máxima do futebol.

- NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – João Havelange foi presidente da Federação Internacional de Futebol Associado de 1974 até 1998, tendo organizado seis Copas do Mundo nesse período de 24 anos como dirigente máximo da FIFA.
Como atleta, participou das Olimpíadas de 1936, nas provas de natação dos 400 m e 1500 m livre.
- Também esteve na edição de 1952, com o time de polo aquático.

Era filho de um comerciante belga de armas, que veio da Europa para morar no Brasil, durante a 1ª Guerra Mundial.
- Seu nome completo é Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange e era carioca.
Nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de maio de 1916 – Faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 2016, aos 100 anos de idade.

