Josinaldo Malaquias é Professor da Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Comunicação e Pós-Doutor em Direito. Jornalista dos bons, fotógrafo dos melhores.
Fez fama nacional por ter captado na época das câmeras manuais carregadas a rolo de filme preto & branco, a espetacular sequência de imagens em que os então deputados estaduais Afrânio Bezerra e Marcus Odilon Riobeiro Coutinho se engalfinharam no plenário da Assembléia Legislativa, quase matando-se um ao outro.
Josinaldo estampou seus flagrantes de Afrânio disparando uma pistola Beretta calibre 6.35 no queixo de Marcus Odilon, que devolveu a agressão dando uma mordida no nariz do colega parlamentar, quase arrancando do rosto do adversário as narinas do oponente, no melhor estilo Mike Tyson.
Suas fotos correram o mundo, saíram no jornal Folha de S. Paulo e na revista Veja, em destaque na 1ª página, com chamada na capa e diagramação quadro-a-quadro, dando impressão de movimento às raríssimas imagens do entrevero, ocorrido no exercício de mandato da legislatura de 1983 a 1987.
Fui aluno dele, no curso de Comunicação Social da UFPB, no início dos anos 1990.
(***)
Mas o assunto agora é outro. Trata-se da concessão da Medalha do Mérito “Epitácio Pessoa”, proposta pelo deputado estadual Wallber Virgulino (PL) e aprovada por justo merecimento pelos seus 50 anos de exercício profissional como jornalista e também pelas pesquisas jurídicas que ele empreende, tanto na área do Direito, quanto na de Comunicação.
Josinaldo também pertence ao quadro de sócios da APLJ (Associação Paraibana de Letras Jurídicas) e é membro da Academia Paraibana de Filosofia e API (Associação Paraibana de Imprensa).
É formado em Jornalismo e Direito, tem Especialização em Filosofia e Direito. É Mestre em Comunicação (Ciência da Informação) e Doutor em Sociologia e Pós-Doutor em Direito Público, pela Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha.