
O XXIII Festival Paraibano de Coros (Fepac 2025), evento de caráter internacional, vai reunir 54 corais representando os estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de um representante de Portugal.
- Já a Paraíba será representada pelos municípios de Boa Vista, Cuité, João Pessoa, Lucena, Remígio e Santa Rita.
O evento acontece de 17 a 23 de novembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa (PB), com entrada gratuita.

- O Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio institucional do Governo do Estado.
Neste ano, o festival homenageia o professor e maestro João Alberto Gurgel, que, além de reger diversos coros na capital, desenvolve um trabalho expressivo em escolas da cidade, envolvendo crianças e adolescentes e preparando-os para atuar em importantes corais pelo Brasil.
- “Ele fomenta um trabalho de base, introduzindo o gosto pelo canto por meio da criação de coros nas escolas. Isso faz com que o canto coral se fortaleça e se intensifique na vida adulta desses alunos”, destacou o coordenador geral do evento, maestro Eduardo Nóbrega.

O Fepac 2025 apresenta diversas atrações locais que abrem e encerram as atividades do festival.
- Na segunda-feira (17), a partir das 20h, o Coro de Câmara Villa-Lobos e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) apresentam a curta ópera “Orfeu e Eurídice”, de C. W. Gluck.
Na terça-feira (18), o show “Noites Boêmias”, com Eliza Leão e Clara Bione, abre a noite às 18h, seguido, às 19h, pelas apresentações dos corais.

- Na quarta-feira (19), a partir das 18h, o Concerto da Orquestra Armorial do Colégio Marista Pio X abre a programação, seguido das apresentações dos corais às 19h.
Na quinta-feira (20), devido ao feriado, o Fepac começa mais cedo: às 17h, com o show de Felipe Reznik e a Panela de Mão, e, às 18h, têm início as apresentações dos corais.
- Na sexta-feira (21), a abertura fica por conta da Diamond Banda, com Gabriel Egito e Renata Balzana, a partir das 18h, seguida das apresentações dos corais às 19h.

No sábado (22), a Orquestra Filarmônica do CEFEC (Centro de Formação Educativo Comunitário) Marcos Moura – Santa Rita/PB, sob regência do maestro Sadraque Barreto, abre a noite às 17h, seguida das apresentações dos corais às 18h.
- Por fim, no domingo (23), último dia do festival, a abertura fica a cargo do Quarteto Áuros, às 17h, com início das apresentações dos corais às 18h.
Após as apresentações, o Grupo de Dança Trança, pertencente ao Teatro Ribeiro Conceição, do município de Lamego (Portugal), sob direção de André Marques e coordenação no Brasil de Daniel Berg, encerra as atividades do Fepac 2025.


