Com capacidade para 75 pessoas! E totalmente de graça… Este é o projeto da Cinemateca Ultragaz, que está oferecendo sessões de cinema gratuitas para moradores dos bairros periféricos de João Pessoa.

O flagrante foi feito na Praia da Penha, onde o equipamento montado sobre rodas, numa carreta estilo baú (contêiner) estava instalada num campinho de futebol-de-pelada, espaço público utilizado pela comunidade para prática de esportes, montagem da lona de circos, palhoças de quadrilhas juninas, etc.

Esse projeto já completou 22 anos, rodando por todas as partes do Brasil e agora chegou na Paraíba. Resgata a Sétima Arte, levando a cultura do cinema para locais onde não existem salas de exibição próximas, de fácil acesso para a população residente em áreas mais carentes na periferias das grandes cidades.

Vão também para o interior do Brasil, levar um pouco da Magia do Cinema. Dão combo de pipoca grátis e outros brindes em todas as comunidades por onde eles passam com a Cinemateca.

São cinco sessões diárias, onde atendem as escolas públicas, creches e a população em geral, casas de apoio a idosos, APAE (Associação dos Pais e Amigos das Pessoas com Algum Tipo de Deficiência Física ou Mental), etc. A última sessão é aberta ao público em geral.

A grade de programação é feita com animações e outros tipos de filmes que saíram há pouco tempo das telas de cinema do circuito comercial.

Os ingressos da última sessão são entregues às 17h00 e a sessão começa às 18h30. As sessões com horário programado na parte da tarde, são abertas mais para crianças.

Entrevista e registro de vídeo e fotos: Germana Bronzeado Gouveia

Leave a comment