
Como é de costume, o Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica promoveu, na manhã da última sexta-feira (dia 24) de outubro, seu encontro mensal na sede do IHGP.
- Na ocasião, o presidente Cícero Caldas apresentou a obra “Origens árabes no folclore do Sertão Brasileiro”, do pesquisador Luis Soler, professor de violino na UFPE que integrou a Orquestra Armorial, idealizada por Ariano Suassuna e regida pelo maestro Cussy de Almeida.
A obra contextualiza a chegada de sírios, libaneses e palestinos ao Brasil entre o final do século XIX e início do século XX.

- Ao se fixarem no sertão, esses imigrantes trouxeram consigo não apenas hábitos comerciais, mas também uma rica bagagem cultural, especialmente no campo da oralidade, da música e da poesia.
Em seguida, a associada Mara Rúbia Correia, com muita proficiência, discorreu sobre o tema “Genealogia e Genética”, seguindo-se proveitosos debates.
- Ainda na sessão, por unanimidade, foram acolhidas as propostas de associação de três candidatos, CARLOS ALBERTO SIMÕES LUNA e HERMANCE GOMES PEREIRA, como Sócios Efetivos, e GABRIEL SANTOS como Correspondente.
Os novos filiados serão empossados no próximo ano, em data a ser agendada.

- A Assembleia Geral Anual, sessão de encerramento dos trabalhos, acontecerá no dia 28 de novembro, quando será lançada a edição 27, da Revista do IPGH, haverá a posse da confreira MARIA IDA STEINMULLER, na Cadeira 29 do Colegiado, e ainda consta da programação homenagens especiais para alguns sócios, com entrega de diplomas e novas carteiras de identificação, seguindo-se a confraternização natalina.
O Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH) foi fundado em 19 de novembro de 1967, sendo uma associação cultural, sem fins lucrativos que se reúne mensalmente para a investigação heráldica e genealógica das famílias paraibanas e de famílias estrangeiras radicadas neste Estado.
- Edita anualmente a sua revista, com trabalhos exclusivos dos seus associados, e em novembro próximo lançará a de número 27, primeira da atual gestão do professor Cicero Caldas, com mais de 300 páginas de trabalhos de seus associados.

NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Acima, o futuro sócio correspondente, Comendador Saulo Dantas Barreto, no salão nobre do Palácio de Madrid, ao lado da Rainha Sofia da Espanha, por ocasião da entrega de um quarteto de cordas (2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo) para a coleção de instrumentos musicais do palácio real.

