A Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) foi a grande vencedora da categoria Instituição Paradigmática, do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2025.

  • Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o troféu de “Instituição Paradigmática” se destina a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na pesquisa dos fenômenos comunicacionais.

Como instituição premiada e reconhecida na edição deste ano, o Jornal Intercom conversou com Norma Meireles, presidente da Rede.

  • Que tal saber mais sobre a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA)!!! 🥰📻

Neste mês, o Jornal Intercom entrevistou a presidenta da RUBRA, Norma Meireles, professora do curso de Radialismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Na pauta do diálogo está a premiação da RUBRA na categoria Instituição Paradigmática do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2025 🏆, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Norma Meireles destacou também o histórico da RUBRA e as conexões que a rede tem feito com diferentes universidades e instituições no Brasil e exterior 🏫🏫🏫

Confira a entrevista completa no site da Intercom clicando em:

  • portalintercom.org.br

SOBRE A PREMIAÇÃO

A cerimônia de entrega do Prêmio Luiz Beltrão aconteceu em Vitória, Espírito Santo, durante o Congresso Nacional de 2025. Além da Rubra, outras três categorias premiaram pesquisadores(as) e/ou grupos.

Confira a lista completa dos premiados em 2025 clicando no link abaixo:

Vencedores 2025

  • A Rubra surge em 2017, no primeiro Fórum de Rádios e TV universitárias na Intercom, em Curitiba. E a partir disso, surge o manifesto pela criação da Rede de Rádios Universitárias do Brasil, encabeçado por Marcelo Kischinhevsky, com a ideia de criação de redes que já vinham acontecendo na América do Sul, na Argentina e em outros países.

Mas a Rubra se organiza, de fato, a partir de 4 de setembro do ano seguinte, 2018, no Intercom, no segundo Fórum de Rádios e TV universitárias.

  • Houve uma adesão de pesquisadores(as), de emissoras e esse manifesto foi assinado por 35 emissoras, núcleo de produção e pesquisadores(as), formando uma comissão.

Ela tem uma diretoria, conselho, associados(as) e promove eventos gratuitos a partir da própria demanda das rádios, das instituições que fazem parte, dos(as) pesquisadores(as), diretores da rádio e coordenadores das rádios webs.

  • Em todas as regiões do país temos associados(as) e membros(as).

Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste, ou seja, em todas as regiões do Brasil.

  • Nosso último levantamento apontou que são 29 rádios AM/FM, 17 webrádios, 17 projetos e 51 pesquisadores(as).

Se alguém quiser entrar na RUBRA, nós temos um formulário para quem está interessado em se associar.

Leave a comment