
- Norma Meireles – Presidente da Rede Brasileira de Rádios Universitárias
Belém do Pará, Brasil – 12 a 21 de novembro de 2025
Pavilhão italiano “Made of Future” – PV-A08, Zona Azul
Evento proposto pela universidade IULM com IPS Academy/Citiplat
A AIUNCA, Agencia Internacional Universitaria de Noticias y Comunicación Ambiental, será apresentada oficialmente na COP30 nos espaços internacionais dedicados à inovação, sustentabilidade e integridade da informação sobre as alterações climáticas – como resposta contra a epidemia da desinformação.
O lançamento delimita um novo marco para a rede de universidades e meios de comunicação universitários da América Latina, Caribe, Espanha e Itália que integram o Modelo AIUNCA, um novo conceito de meio de comunicação que responde aos desafios atuais através da divulgação pública do conhecimento gerado pelas instituições acadêmicas.

Nascida do impulso comunicacional do programa internacional CitiPlat – Plataforma Cidadã sobre Mudanças Climáticas e um Mundo Sustentável, e da Universidade Nacional Arturo Jauretche (Argentina), com o apoio da UNESCO, a AIUNCA cresce como uma ferramenta para fortalecer a integridade das informações ambientais, neutralizar a desinformação e construir centros de referência confiáveis para a população local.
Num contexto de crise climática e desinformação, a agência procura potenciar a cooperação entre meios universitários, científicos e comunidades locais, gerando conteúdos rigorosos, verificados e de alto impacto público.

«A AIUNCA representa a voz informada e comprometida do sistema universitário internacional e da ciência diante do maior desafio ambiental da nossa era», destacam os seus coordenadores.
«Tem capacidade operacional, estrutura colaborativa e um modelo de comunicação baseado no uso ético da inteligência artificial, na produção descentralizada de conteúdos e no intercâmbio entre meios universitários e outros».

O encontro na COP30 mostrará a sua capacidade operacional, estrutura colaborativa e um modelo de comunicação baseado no uso ético da inteligência artificial, na produção descentralizada de conteúdos e no intercâmbio entre meios universitários e outros».
O encontro na COP30 mostrará a sua capacidade operacional, estrutura colaborativa e um modelo de comunicação baseado no uso ético da inteligência artificial, na produção descentralizada de conteúdos e no intercâmbio entre meios universitários e outros.

