Esse é o tema da VII Marcha da Negritude Unificada PB, que se realiza, nesta próxima quinta-feira, 20 de Novembro, para celebrar o Dia de Zumbi ( Consciência Negra), em João Pessoa.

A concentração começa às 14 horas, em frente ao Teatro Santa Roza, centro da cidade.

  • A partir das 15 horas, segue o cortejo, pelas ruas centrais da Capital, conduzido pelo maracatu Baque de Raízes, rumo ao Parque da Lagoa Solon de Lucena, onde haverá um AtoShow, com a artista paraibana Jane Santos e outros artistas negros/as locais.

A militante Marli Soares, uma das coordenadoras do evento, lembra que a caminhada é realizada desde 2019.

  • ” A cada dia ela se fortalece para reforçar o combate ao racismo, que, infelizmente, continua muito presente na sociedade, sobretudo o racismo estrutural”, reforça a militante negra.

A celebração do dia 20 de novembro faz parte da agenda da Marcha da Negritude Unificada PB (MNU-PB).

  • Marli Soares diz que a MNU-PB é um movimento de resistência, voz e luta contra o racismo estrutural e toda forma de opressão contra o povo negro.

Segundo ela, a Marcha surge como uma iniciativa de movimentos sociais organizados contra o racismo no país.

“A nossa luta é por uma sociedade igualitária e justa para todos e todas” destaca.

  • Ela acrescenta que é nas periferias e territórios ribeirinhos que a exclusão social se revela com mais força, visibilizado no saneamento precário, moradias em áreas de risco, falta de estrutura básica, ausência de água potável e ar limpo, além da constante exposição a poluentes e resíduos tóxicos.

O MNU, segundo Marli, denuncia essas injustiças e luta por igualdade e reparação social e ambiental.

  • ” O racismo também mata quando se nega dignidade, saúde e território” contesta a militante, que reforça o convite para a população participar da Marcha, nesta quinta-feira.

Leave a comment