
O Navio Oceanográfico “Antares” (H40), da Marinha do Brasil, estará aberto à visitação para o público no Porto de cabedelo neste próximo domingo (dia 23), das 10 às 17h.
- A entrada é gratuita e será realizada por ordem de chegada.
O acesso ao navio será pelo portão localizado em frente ao Porto de Cabedelo, no Centro da cidade.

- Por motivos de segurança e conforto, recomenda-se o uso de calçados fechados e sem salto.
Durante a visita, o público poderá conhecer a área externa do Navio, enquanto aprendem mais sobre a vida a bordo e as missões institucionais da embarcação.
- Além de gratuito, o evento convida os visitantes a contribuírem com a “Campanha Solidária”, por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais.
Navio Oceanográfico “Antares” (H40)

Missão
- “Efetuar Levantamentos Hidroceanográficos, a fim de contribuir para o apoio à aplicação do Poder Naval, à segurança da navegação na área marítima de interesse do Brasil e à execução de projetos nacionais de pesquisas em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) e daquelas resultantes de compromissos internacionais.”
Histórico
- Com sua construção iniciada em 12 de março de 1983, no Estaleiro A/S Mejellem & Karlsen, em Bergen, Noruega, com o nome de “LADY HARRISON”, foi lançado ao mar em 27 de novembro do mesmo ano, tendo efetuado levantamentos de pesquisa sísmica na área do Mar do Norte, Mar Báltico e Mar Mediterrâneo entre os anos de 1984 e 1986.
Em 10 de fevereiro de 1988, foi adquirido pela Marinha do Brasil, sendo sua aquisição realizada com o propósito de dar prosseguimento aos levantamentos oceanográficos e eventualmente hidrográficos da área marítima de interesse do Brasil, a fim de apoiar as Operações Navais e contribuir para a Segurança da Navegação.

- Foi incorporado à Armada em 06 de junho do mesmo ano, subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo) e à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com o nome de Navio Oceanográfico “Antares”, sendo o primeiro Navio da Marinha do Brasil a ostentar este nome.
“Antares”, uma gigante vermelha, cerca de cem vezes maior do que o Sol, é a principal e a mais brilhante estrela da Constelação de Escorpião, que há muitos anos vem servindo de orientação aos navegantes, razão pela qual é conhecido como “O ESCORPIÃO DOS MARES”.
Comandante
Capitão de Fragata FELIPE DE CARVALHO GARCEZ
Comissão Atual
EXPEDIÇÃO VIII (N) / COSTA NORTE (Primavera) / RADIOFAROL COSTA N I
O Navio Oceanográfico “Antares”, da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto de Cabedelo-PB no período de 20 a 24 de novembro (desta quinta até a próxima terça-feira da semana vindoura), como parte da Comissão EXPEDIÇÃO VIII (N) /COSTA NORTE (Primavera) / RADIOFAROL COSTA N I, que ocorre entre 25 de setembro e 30 de novembro de 2025.
- A missão, de caráter científico-operativo, visa coletar dados ambientais oceanográficos voltados à produção de informações em apoio ao Setor Operativo e à Segurança da Navegação.

O Navio realizará levantamentos oceanográficos na costa norte brasileira, na Amazônia Azul, além de restabelecer a Estação Rádio (ER) “Ponta do Mel”, realizar manutenção das ER “Preguiças” e “Santana” e coletar amostras geológicas.
- A bordo, pesquisadores de universidades trabalham em cooperação com a Marinha, coletando e analisando dados oceanográficos, integrando ciência e defesa em prol do conhecimento e da soberania no mar, além de enriquecer o Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO), fortalecendo a base científica e estratégica da Marinha do Brasil.

Características
Comprimento total: 55 m
Boca máxima: 10,30 m
Calado leve: 4,5 m
Deslocamento leve: 855 ton
Deslocamento carregado: 1248 ton
Velocidade máxima: 10 nós
Velocidade de cruzeiro: 8 nós
Autonomia: 15 dias
Serviço
Evento: Visitação pública ao Navio Oceanográfico “Antares” (H-40)
Dia: 23 de novembro
Horário: 10h às 17h
Local: Porto de Cabedelo-PB
- Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente
www.marinha.mil.br


