O Espaço Cultural, o Mercado de Artesanato, a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), o Hemocentro, Fórum de Justiça da Capital, bairros como Mangabeira e Valentina, reestruturação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, entre tantas outras obras, fazem parte do legado deixado pelo governador Tarcísio Burity – um homem dedicado à vida acadêmica como professor da UFPB, que entrou na política e notabilizou-se como grande administrador público.

A historiadora e ex-primeira dama do Estado, Glauce Burity lança nesta quinta-feira, dia 4, às 19h, na Sala de Concertos José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural, o livro “Tarcísio Burity: O intelectual na Política Paraibana”.

É uma biografia, resultado de mais de quatro anos de pesquisas, que tem o prefácio do Embaixador do Brasil, Braz Baracuhy e foi publicado pela Editora Noeses, de São Paulo.

O presidente da Academia Paraibana de Letras, Ramalho Leite, fará a apresentação da obra.

O livro contém 14 capítulos com fotos e documentos, que vão do nascimento à juventude, a formação acadêmica, a atuação como secretário de Educação e Cultura, o primeiro mandato de Governador do Estado, o mandato de Deputado Federal, o 2º mandato de Governo e as realizações mais relevantes, além de um capítulo sobre o atentado sofrido por ele em 5 de novembro de 1993.

A biografia de Tarcísio Burity traz fatos curiosos, como a idealização do Espaço Cultural, um sonho do ex-governador que começou quando ele e a primeira dama visitaram o Centro de Arte George Pompidou, em Paris, na França.

A historiadora Glauce Burity, que é professora aposentada da UFPB, relata essa e outras histórias.

“O livro é uma maneira de perpetuar o conhecimento de Tarcísio e inspirar futuras gerações, garantindo que ele nunca seja esquecido. É para mostrar as transformações que ele promoveu na Paraíba”.

O lançamento será na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural, às 19h.

A autora irá autografar o livro no mezanino, onde será servido um coquetel.

Um dos pontos de destaque é a apresentação do Quarteto de Cordeas Aethera, que executará uma obra musical de Tarcísio Burity, que compunha no estilo clássico/erudito com o pseudônimo de T. Virgilius.“O amor de Tarcísio pela música é um aspecto fascinante da sua personalidade. Ele tinha uma relação muito próxima com as artes, e a música era uma de suas paixões”.

Serviço:

  • Evento: Lançamento da biografia: “Tarcísio Burity: O Intelectual na Política Paraibana”
  • Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural
  • Hora: 19h

Leave a comment