
Três alunos da Escola SESI Prata, localizada em Campina Grande-PB, foram premiados na 5ª edição da Olimpíada Brasileira do Bem Público, promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
- Caio Nunes de Sousa Ferreira e Sarah Yasmin da Silva Aragão foram premiados com medalhas de prata, e Davi Silva Santos, com medalha de bronze.
Além das medalhas, eles ainda ganharam tablets como premiação.
- Os alunos participaram da OBP, em 2025, quando cursavam a 2ª série do Ensino Médio, na Escola SESI.

“Ver os alunos da Escola SESI premiados em um concurso nacional de redação é motivo de comemoração”.
- “A maior conquista que eles tiveram foi o incentivo à prática da escrita, na qual puderam propor, em seus respectivos textos, sugestões para a cooperação e a cidadania ativa, algo essencial para a transformação da sociedade”, comentou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira.
“Foi muito interessante participar da Olimpíada Brasileira do Bem Público”.
- “Além de incentivar a escrita, por meio da OBP, descobri projetos comunitários e propostas com viés social muito interessantes na localidade onde moro”, explicou o estudante Caio Nunes.

Eles concorreram com estudantes de escolas particulares e públicas de diversos Estados do Brasil.
- O processo de avaliação ocorreu em duas etapas: a análise das redações e a realização de um pitch, no qual os estudantes apresentaram oralmente seus textos a uma banca formada por professores da Fundação Getúlio Vargas.
Orientados pela professora Juliane Messias, os alunos escreveram redações sobre o tema “Cooperação em Prol do Bem Público”.
- “A participação dos nossos alunos na Olimpíada do Bem Público revelou bastante engajamento e aprendizado, especificamente na produção textual”.

“Foi muito gratificante termos três alunos medalhistas em uma Olimpíada Nacional de Redação, fato que demonstra o comprometimento da Escola SESI com a qualidade do ensino e premia a dedicação dos professores e alunos no contexto da área de Linguagens”, afirmou a professora orientadora dos alunos, Juliane Messias.
- Esta edição reforçou a importância do trabalho coletivo para o bem-estar da sociedade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a temática do Ano Internacional das Cooperativas.
Caio Nunes se destacou com a redação intitulada “Cooperação e responsabilidade: pilares de uma sociedade justa”.
- No texto e na apresentação oral, o estudante demonstrou capacidade crítica e reflexiva ao analisar a desigualdade social.

“Na minha redação abordei o problema da desigualdade como entrave estrutural da sociedade”.
- “Mostrei que, na maioria das vezes, o Estado não consegue intervir de maneira decisiva no cotidiano do cidadão que sofre com a concentração de renda, fazendo com que esses mesmos indivíduos em situação precária precisem se juntar para garantir recursos e direitos, uma vez que as organizações não conseguem entrar nesse microcosmo específico”, explicou o estudante.
Já o estudante Davi Silva, medalhista de bronze na Olimpíada, escreveu uma redação com o título “Em busca da cooperação efetiva em prol do bem público”, destacando que ações coletivas são essenciais para o desenvolvimento social e ambiental.

- O texto também ressaltou a falta de políticas públicas eficazes no Brasil e defendeu o fortalecimento de iniciativas colaborativas como meio de construir uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
“Participar da Olimpíada do Bem Público foi uma experiência nova e desafiadora”.
- “Embora eu já escreva redações frequentemente, a OBP me fez refletir mais profundamente sobre o que eu estava escrevendo”.
“Pensei muito bem em cada palavra que estaria na minha redação, e isso foi o que me levou a desenvolver argumentos mais consistentes”, afirmou.

Sobre a OBP
A Olimpíada do Bem Público é um concurso nacional de redação voltado para estudantes do Ensino Médio.
- A OBP visa estimular jovens a descobrir que é possível, em qualquer escolha de carreira, trabalhar em prol do bem público e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

