O Instituto Data Ranking divulgou nesta terça-feira (27) a primeira pesquisa de intenção de voto para a disputa das duas vagas ao Senado Federal pela Paraíba, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) para as eleições de 2026.

O levantamento está sob o número PB-02574/2026.

  • A pesquisa ouviu 1.065 eleitores, entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2026, em 72 municípios paraibanos.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

  • A amostra foi estratificada por sexo, idade, nível de instrução e renda, com base em dados do Censo IBGE 2010/2022 e da PNAD Contínua 2023 e trimestral 2024.

Na pergunta estimulada para o primeiro voto , o governador João Azevêdo (PSB) aparece na liderança, com 46,60% das intenções de voto.

  • Em seguida, surge o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 25,50%.

Os demais nomes pontuam abaixo: Marcelo Queiroga (PL) tem 6,50%, e Nabor Wanderley (REPUBLICANOS), 6,10%.

  • Ainda nesse cenário, 10,70% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder, enquanto 4,60% afirmaram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos apresentados.

No segundo voto estimulado, o cenário se altera.

  • Veneziano Vital do Rêgo passa à frente, com 24,80%, seguido por João Azevêdo, que registra 16,90%.

Na sequência aparecem Marcelo Queiroga, com 5,50%, e Nabor Wanderley, com 5,20%.

  • Nesse recorte, 30,80% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 16,80% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Ao considerar a soma dos dois votos estimulados , João Azevêdo lidera com 63,50%, enquanto Veneziano Vital do Rêgo aparece com 50,30%.

  • Marcelo Queiroga soma 12%, e Nabor Wanderley, 11,30%.

De acordo com o levantamento, 41,50% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 21,40% afirmaram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos apresentados.

As entrevistas foram realizadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Guarabira, Mamanguape, Sapé, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Picuí, Monteiro, Sumé, Itaporanga, Piancó, Princesa Isabel, Teixeira, Itabaiana, Ingá, Solânea, Araruna, Catolé do Rocha, Pombal, São Bento, Coremas, Conceição, Serra Branca, Queimadas, Esperança, Boqueirão, Lagoa Seca, Alhandra, Conde, Pitimbu, Caaporã, Rio Tinto, Jacaraú, Cuité, Remígio, Gurinhém, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Baía da Traição, Alagoinha, Pilões, Belém, Serraria, Mulungu, Dona Inês, Riachão, Tacima, Caiçara, Sertãozinho, Pirpirituba, Araçagi, Pilõezinhos, Lagoa de Dentro, Curral de Cima, Pedro Régis, Juripiranga, Pilar, Caldas Brandão, São José dos Ramos, Sobrado, Itatuba e Natuba.

Sobre o instituto

  • Com sede em Brasília, o Instituto Data Ranking é reconhecido pela precisão em análises eleitorais.

Nas eleições de 2024, o instituto obteve 86,3% de acerto, em levantamentos realizados em 25 cidades de cinco estados.

  • A equipe é formada por profissionais com passagens por institutos renomados, como Ibope e Datafolha.

Leave a comment