O vereador bolsonarista José Agamenon Gomes de Brito (PL), conhecido popularmente como “Marcone Mãozinha” (apelido aceito por ele mesmo), protocolou na mesa diretora da Câmara Municipal de Sapé seu pedido de renúncia ao cargo de vice-presidente da Casa Legislativa, referente ao biênio 2021/2022.
Sem apresentar qualquer explicação, “Marcone Mãozinha” discursou e falou sobre o resultado das últimas eleições nacionais, mas não fez qualquer menção à renúncia.
O presidente da Câmara, Abraão Júnior (Podemos), leu o documento da renúncia na 9ª sessão ordinária do 2º período legislativo, que aconteceu na manhã desta terça-feira (dia 04).
A sessão foi bastante tumultuada com acusações de obstrução de acesso a documentos e de insinuações de irregularidades no processo eleitoral da próxima legislatura. A renúncia já foi publicada no Diário Oficial da Câmara no mesmo dia em que foi protocolada.
A reportagem do Portal GPS entrou em contato com o presidente Abraão Júnior para saber a respeito das acusações de possíveis irregularidades no processo eletivo interno da Casa.
Abraão questionou os motivos das acusações sem provas e disse que a renúncia pode ser uma manobra que “cheira a golpe”.
“É muito estranho membros da mesa diretora questionarem a legalidade do processo eleitoral do qual eles mesmos fizeram parte. Que apresentem provas. Quanto à renúncia apresentada pelo então vice-presidente, a manobra cheira a golpe, mas vou agir, como sempre, dentro da legalidade. Cabe a quem acusa o ônus da prova e os incomodados que se mudem”, desabafou Abraão Júnior.
Os vereadores questionam o processo eleitoral referente ao biênio 2023/2024, que ainda terá início no próximo ano.
O descontentamento dos membros da mesa e de outros vereadores se dá pelo fato de Abraão Júnior ter rompido politicamente com o atual prefeito de Sapé, Major Sidnei Paiva, ambos do mesmo partido.
O prefeito conseguiu o apoio de 12 dos 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Sapé, mas o grupo majoritário não se conforma em ter elegido o presidente da Casa para duas legislaturas, sem saber que depois o mesmo parlamentar faria parte do grupo oposicionista.
Abraão vem promovendo um forte enfrentamento à atual gestão municipal, fazendo denúncias e mantendo debates acalorados no plenário da Câmara.
Abraão vem denunciando manobras para tirá-lo da presidência e impedir sua posse para o próximo biênio. O embate tem resultado em diversas ações judiciais.
Os próximos capítulos dessa novela política prometem fortes emoções, pois o presidente já anunciou que fará nova eleição para suprir o cargo vago de vice-presidente.
Por Jorge Galdino – Jornalista
Da Redação do Portal GPS
- Redação GPS
O site Gestão Pública e Sociedade – GPS (www.gestaopublicaesociedade.com.br) é uma iniciativa de cidadãos preocupados em acompanhar, interagir e participar da gestão pública, fiscalizando recursos, denunciando abusos e desvios, combatendo a corrupção e atuando ativamente através de ferramentas e instituições públicas, privadas e não governamentais para melhorar a qualidade da política e a eficiência e eficácia na gestão pública.