Com a abertura realizada pelo Procurador do Estado de Rondônia, Dr. Cláudio Wolf Harger, Presidente do CNCGMPEU, bem como do Dr. Antônio Hortêncio Procurador-Geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), foram iniciados os trabalhos estabelecidos na pauta para a Reunião.

O ineditismo dessa vez, foi a presença do Coronel da Polícia Militar da Paraíba Onivan Elias de Oliveira que, a convite do Presidente do CNCGMPEU (Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União), proferiu uma palestra com a temática da “Mortalidade e Vitimização Policial no Brasil”.

O Coronel Onivan, que é autor de obras e estudos nessa área, apresentou dados estatísticos mostrando a dura realidade que enfrentam os policiais brasileiros integrantes das forças de segurança pública no Brasil.

“Foi um momento ímpar de sensibilização e união de esforços, de modo que o Ministério Público possa se engajar mais efetivamente para contribuir com ações focando a minimização da mortalidade e vitimização de policiais em todos os Estados do país”, declarou o Coronel.

Onivan apresentou vários estudos e dados estatísticos em que uma parcela considerável dos integrantes do Ministério Público não tinham conhecimento mais qualificado da realidade do adoecimento emocional e da baixa longevidade dos policiais brasileiros.

Leave a comment