Colocar limites também no tempo de uso de telas como jogos, celular, YouTube, redes sociais também é algo de suma importância para se fazer alguns dias antes do começo das aulas.
Dessa forma, o estudante também volta a se acostumar com os horários mais regrados e nem sempre voltados para o relaxamento.
Além disso, preparar o material escolar como fardamento, material didático, material de uso individual, separar as matérias dos cadernos são processos que incentivam o aluno não só a ter mais independência, mas também a se animar para voltar aos estudos.
- A coordenadora ressalta ainda que, no início das aulas, é ideal estabelecer uma rotina no contra turno já a partir do primeiro dia.
“O aluno precisa ter esse planejamento de um estudo diário. Então, não tem segredo. O que ele estuda de manhã, ele revisa de tarde. O que ele estuda em sala de aula, ele vai revisar depois e assim já criar um hábito desde o primeiro dia de aula”, explica.
As dicas para melhorar essa rotina de estudos incluem ter um horário estabelecido para estudar cada disciplina e também fechar um tempo para o entretenimento e atividades esportivas.
“É importante que esse jovem já comece o primeiro dia de aula com uma agenda já estabelecida, porque aí não tem sofrimento pra ninguém. E lógico, depois que a escola divulgar o calendário de provas, já anotar e ter esse cuidado de colocar no seu ambiente de estudos um calendário para facilitar também a organização posterior”, pontua a coordenadora.
Sobre a ansiedade, que é normal surgir neste momento, é importante usar o diálogo para reduzir o estresse, conversar sobre os novos aprendizados e estar atento ao emocional da criança. Essas são estratégias indispensáveis para que pais possam ter uma participação efetiva na vida escolar dos filhos.