O ex-prefeito do Município do Conde, Aluízio Régis (MDB), sofreu um infarto no início da noite deste domingo (dia 20) e segundo as primeiras informações obtidas por familiares junto à equipe médica do Centro de Doenças Cardíacas do Hospital Memorial São Francisco, para onde o político foi levado, ele passa bem, apesar se seu delicado estado de saúde.

Nesta segunda-feira (dia 21), ele deverá passar por um bateria de exames clínicos e, sobretudo, ser submetido posteriormente a um cateterismo, para desobstrução de alguma artéria que por ventura esteja comprometida e provavelmente deve fazer implantação de algum stent ou vários deles, dependendo da avaliação médica dos cardiologistas.

Aluízio está internado e em observação no hospital, sob os cuidados do cardiologista Ytalo Kumamoto. Vários amigos e até mesmo ex-adversários políticos postaram fotografias ao seu lado e mensagens de fé, além de pedidos de orações pelo pronto restabelecimento da saúde dele, nas redes sociais, como Tony Ribeiro e Vailson Oliveira.

Régis foi prefeito do Conde por quatro vezes: de 1977 a 1982, 1989 a 1992, 2005 a 2008 e finalmente, de 2009 a 2012. Tentou ser novamente eleito em 2016, mas não conseguiu êxito nas urnas.

O QUE É UM STENT

O stent é um pequeno tubo corrugado em formato de espiral (tipo uma mola de caneta esferográfica) que é colocado dentro de uma artéria com o objetivo de mantê-la aberta, restaurando ou evitando a diminuição do fluxo sanguíneo por entupimento e mantendo a oxigenação dos tecidos. Geralmente, o uso do stent está indicado em situações de emergência para tratamento do entupimento da artéria coronária no coração ou para prevenir a ruptura de aneurismas no cérebro, na aorta ou em outros vasos sanguíneos. Evita o risco de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), isquêmico (trombose) ou hemorrágico (derrame) e também um infarto agudo do miocárdio com eventual morte súbita do paciente, se não for tratado a tempo e de maneira correta.

Leave a comment