O senador Veneziano Vital do Rego Segundo Neto, atual Presidente do Diretório Estadual do MDB e pré-candidato ao cargo de Governador do Estado nas próximas eleições, deve mesmo confirmar o nome do vereador Marcos Alexandre de Oliveira Lima Sobreira (oficial superior da Polícia Militar, reformado na Reserva Remunerada com o nome-de-guerra “Cel Sobreira”) para ocupar o cargo vacante de Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, vinculada ao partido.
O Coronel Sobreira foi eleito vereador de João Pessoa com 1.909 votos, em 2020. Já foi Chefe da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado, na gestão do desembargador aposentado Marcos Souto Maior, Comandante da CP-Tran (Companhia de Trânsito da PM) e também é o atual Presidente da Caixa Beneficente dos Bombeiros e Policiais Militares paraibanos.
Assim que retornar de uma viagem feita logo no início desta semana, à Brasília-DF, o Deputado Estadual Raniery Paulino (ex-MDB, atualmente sem partido), deve entregar as chaves da porta de entrada da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), que é presidida por ele, desde 2012. A Fundação funciona num prédio localizado ao lado da sede do Diretório Estadual e Municipal da legenda, na avenida Duarte da Silveira (em frente ao DER, no início da Beira-Rio, onde acontecem os desfiles de Carnaval e Sete de Setembro, tradicionalmente).
Se depender apenas da boa vontade de Raniery Paulino, a transição será feita de forma transparente e tranquila, não só na FUG, mas também no Setor Socioambiental do partido, cujo Presidente, engenheiro Rafael Rabelo, deverá seguir a orientação política do parlamentar e também renunciar ao seu cargo, depois que o MDB decidiu fazer aliança com o PT, recentemente.
A intenção de Rafael é de que, provavelmente, ele deve renunciar ao seu cargo atual no MDB Socioambiental, para que o Presidente do Diretório, senador Veneziano, possa conduzir de forma mais livre a gestão dele, agora que formalizou aliança com o PT e decidiu disputar contra o Governador João Azevedo a Chefia do Poder Executivo Estadual. Vené ainda tem mais quatro anos de mandato no Senado da República, pois foi eleito em 2018, enquanto o Governador João Azevedo busca sua reeleição.
O senador Veneziano Vital do Rego também está sondando outras pessoas, antes de escolher quais nomes serão anunciados como novos responsáveis pela Fundação Ulysses Guimarães e MDB Socioambiental. Segundo informações colhidas, Vené está tendo dificuldade para encontrar os substitutos de Raniery Paulino e Rafael Rabelo, em suas respectivas funções atuais dentro da legenda, devido à mudança radical na conjuntura político-partidária ocorrida aqui na Paraíba.