A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), realiza um mutirão de limpeza e coleta de lixo nos rios Paraíba e Sanhauá no próximo sábado (dia 12), de 8:00 às 11:00 horas. A intervenção deve contar com a participação de cerca de 100 voluntários, que podem se inscrever até a próxima quinta-feira (dia 10).
O objetivo da ação é auxiliar no processo de despoluição dos rios dentro da agenda ambiental do “Programa Rios+Limpos” do Governo Federal, lançado em 2021. De acordo com o planejamento, os participantes serão divididos em grupos e atuarão na limpeza nos rios em embarcações (caiaques ou canoas) e as margens dos rios e dos trilhos do trem.
Os interessados em participar da atividade devem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvXEIxBFVTZpkIiDMNDnHorJPSLQqdOb5_kGsWvkmnLvF5yA/viewform .
Durante o evento serão preservados os protocolos de prevenção ao Covid-19. “Os voluntários receberão os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e seguirão na limpeza do trecho entre a Ponte do Baralho – na divisa dos municípios João Pessoa e Bayeux, até a Comunidade do Porto do Capim – percurso onde existe grande concentração de resíduos”, explica Alex Rodrigues, representante da Semam na coordenação do evento.
Alex ressalta que de acordo com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais (DIEP) da Semam, nos rios, os impactos ambientais verificados foram o lançamento de efluentes domésticos, ocupação irregular de moradias, desmatamento, descarte de resíduos sólidos, eletrônicos, da construção civil, além da criação de animais. “É uma ação de limpeza, bem como de conscientização dos moradores locais quanto à preservação dos rios e o descarte correto de resíduos”, acrescentou.
Está prevista ainda a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente no evento. Eles serão recepcionados com apresentações culturais tradicionais na Comunidade do Porto do Capim como Ala Ursa e sanfoneiros, além de uma tenda de Educação Ambiental e exposição de animais empalhados.
De acordo com a programação, das 11:00 às 16:00 horas será feita a pesagem e a triagem do material coletado por integrantes de associação de catadores local. Eles farão uma separação do que for recolhido e o restante será destinado ao Aterro Sanitário Metropolitano pela equipe da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).