A 4ª edição do torneio de aniversário da “TV Palheta” foi realizada neste último final de semana, entre os dias 23 e 24/04/2022, em forma de 1 Smooth Disco Touch.

A tradicional competição do calendário da FNFM (Federação Nacional de Futebol de Mesa) aconteceu nas dependências do CEPE-Natal e contou com a participação de 32 “botãozistas” das cidades de Natal, Caicó, João Pessoa, Sapé e Guarabira, reunindo desportistas dos Estados da Paraíba e Rio Grande.

O evento, que é realizado sempre com um modelo inédito de mesa dirigida, permite que todos os participantes joguem o mesmo número de partidas com a classificação final em pontos consecutivos.

Para motivar a competição e, principalmente, os atletas iniciantes, a tabela é composta, na sua 1ª fase (classificação), por 8 grupos com 4 atletas cada, onde, no final, os 1º e 2º colocados continuam na competição, compondo a Série Ouro, enquanto os 3º e 4º colocados continuam na Série Prata.

As fases seguintes são compostas por jogos dirigidos em ambas as séries, de modo que, ao final, os quatro times de botões de cada série que mais pontuarem em seus 7 jogos sejam premiados com troféus do 1º ao 4º lugar.

Com 112 jogos e 210 gols marcados, a boa média de 1,87 gols por jogo indicou que o torneio foi bem disputado e com muita emoção em cada rodada.

No final, o atleta Claudinei (Botafogo/PB) foi o campeão da Série Ouro, seguido por Albino (Vice-campeão – ASSEC/Natal), Flávio Villar (3º colocado – Botafogo/PB) e Romeiro (4º colocado – Magic/Natal).

Na Série Prata o campeão foi Eduardo (ASSEC-Natal), tendo como vice-campeão Onaldo Medeiros (Magic-Natal), 3º colocado Correia (ANFM-Natal) e 4º colocado, Geraldo (Grêmio Paraibano).

O destaque do torneio ficou por conta do artista de botão Onaldo Medeiros, recentemente integrado à modalidade 1 disco liso que, com aproximadamente 2 anos de aprendizado, vem conquistando aos poucos, bons lugares no pódio das competições que vem participando.

A cidade de Sapé foi representada por “Dinho” (Fluminense/Clube Atlético/Neno Emplacamentos) e “Seu Geraldo”, companheiros inseparáveis na prática do botonismo.

Por outro lado, confirmando a boa evolução técnica, os atletas paraibanos vêm se firmando como sérios candidatos a títulos em competições regionais e nacionais promovidas pela CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa).

Esses intercâmbios interestaduais servem como um “termômetro” indicativo que, a cada competição, eleva o “clima” de certeza de que a Paraíba terá em breve o merecido lugar de destaque no futebol de mesa brasileiro. Isso é apenas uma questão de tempo!

 

FONTE – TRADUÇÃO DO IDIOMA INGLÊS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA:
BBC RADIO LONDRES INFORMA – IV TORNEIO DE ANIVERSÁRIO DA TV PALHETA.

Leave a comment