O livro “Parahyba 1930 – A Verdade Omitida”, será lançado em Campina Grande na próxima terça-feira (dia 10), às 18h30, no Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP, mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros (localizado à Rua Dr. Severino Cruz, s/n – às margens do Açude Velho), com apoio da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba.

O lançamento contará com a apresentação e mediação do professor e historiador campinense Bruno Gaudêncio, palestra do autor, e conversa com o público presente.

Com sete CD’s gravados, o “Mestre Fuba” tem cerca de um pouco mais de 800 canções de sua autoria, grande parte ainda inédita, onde percorre vários gêneros da música popular brasileira, tendo algumas já sido gravadas por grandes nomes famosos da MPB, tais como Lenine, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Renata Arruda, Jarbas Mariz e Márcia Freire, entre outros.

O livro “Parahyba 1930 – A Verdade Omitida”, de autoria de Flávio Eduardo Maroja Ribeiro (Mestre Fuba, cantor e compositor, autor do Hino Carnavalesco das Muriçocas do Miramar e um dos criadores da Quarta-Feira de Fogo, em João Pessoa), teve a sua primeira edição lançada em 2008.

Resultado de uma pesquisa documental com base em jornais, periódicos, acervos das décadas de 1920 e 1930, o livro reúne informações que revelam a verdadeira História da Paraíba e os seus reflexos na chamada Revolução de 1930.

Embora não tenha um teor acadêmico, como muito bem diz o autor na apresentação da 1ª edição, tornou-se uma obra imprescindível para pesquisas sobre o tema, sendo incluída em bibliografias de várias dissertações e teses, discutida em salas de aula em algumas universidades, e bastante procurada pelo público leitor chegando a ser esgotada a tiragem da primeira edição, não sendo encontrada nem mesmo em sebos no país inteiro.

Uma vez que essa procura tem aumentado sempre mais, o autor tomou a iniciativa de publicar a 2ª edição – revista e ampliada, novamente de forma independente, desta feita contando com os serviços gráficos da Editora “A União” (Gráfica e Imprensa Oficial do Estado, vinculada à EPC – Empresa Paraibana de Comunicação).

  • Ficha Técnica
  • Formato: 15cm x 21cm
  • Capa: Papel Triplex 250g
  • Papel: Lux Cream 80g
  • Nº de páginas: 500

Mais informações – entrar em contato com a Moenda Arte e Cultura
Valeska Asfora, por telefone/whatsapp: (83) 9-8891-6203
Ou e-mail: moendartecultura@gmail.com

Leave a comment