“Em todas as áreas do conhecimento, de trabalho, de estudo, de relações interpessoais, há a necessidade de avaliar se os processos estão sendo eficientes ou não, o que pode ser melhorado, o que precisa ser ressignificado, o que deve prevalecer e o que necessita ser retirado”, diz o docente Hudson Ribeiro, que leciona as disciplinas de Língua Inglesa e Socioemocional.

“Até uma autoavaliação se transforma num poderoso instrumento de melhoria e de busca pela excelência. Tal processo me faz partir em busca de metodologias cada vez mais ativas, construtivas e que façam sentido para nossos alunos e também para mim enquanto profissional”, acrescenta.

Alunos e familiares participam do processo para melhoria do ensino

A “Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem” acontece em diferentes etapas. Para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio, a primeira fase consiste na sensibilização das turmas sobre a seriedade do processo de avaliação.

Em seguida, são distribuídos cadernos de perguntas e folhas de respostas para que os alunos possam avaliar quantitativamente seus professores com base em critérios como: conteúdo e didática, assiduidade, postura formativa e envolvimento com os estudantes.

Na segunda etapa, alguns alunos são selecionados para se reunirem com a coordenação pedagógica e gestores das unidades para a avaliação qualitativa do corpo docente, ocasião em que os jovens ficam à vontade para conversar, compartilhar experiências e darem sugestões.

Já para a Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, as coordenações pedagógicas colhem as informações junto aos pais ou responsáveis. São avaliados aspectos como trabalho com o conteúdo, a comunicação, a afetividade e as informações prestadas pelos professores no atendimento às famílias.

Com base em todas as informações do processo, são desenvolvidos relatórios com gráficos que apresentam o resultado da avaliação dos professores, que são apresentados para cada um deles individualmente, em uma reunião de feedback com a equipe pedagógica.

Além disso, no Encontro com Docentes, momento no qual a equipe pedagógica se reúne com os professores de cada segmento, são discutidas ações conjuntas que buscam propostas e estratégias inovadoras para tornar o ensino ainda mais eficiente, como o uso de ferramentas que são um diferencial na rotina de acompanhamentos dos alunos.

O Colégio GGE preza pela excelência na qualidade de ensino e o professor é a variável mais significativa no sucesso ou insucesso dos alunos. Justamente por este motivo, a avaliação é realizada três vezes no ano letivo, aferindo a qualidade do serviço prestado pelo corpo docente de todas as unidades GGE.

 

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