O Diário Oficial do Estado, em sua edição desta quarta-feira (dia 25), trouxe os Atos do Poder Legislativo sancionados pelo Governador João Azevedo, concedendo os Títulos de Cidadãos Paraibanos aprovados pela Assembléia, ao Capitão-dos-Portos Erijansen Maciel e também ao General de Brigada Marcelo Lima, ex-Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, ambos destacados em João Pessoa, mas com jurisdição territorial em toda a Paraíba, respectivamente em suas áreas de Marinha de Guerra e Exército Brasileiro (Força Terrestre).
As proposituras foram apresentadas na Assembléia Legislativa pelos Deputados Estaduais Jutay Menezes, João Gonçalves e Cabo Gilberto Silva.
O Capitão-de-Fragata Erijansen Maciel possui raízes nordestinas, embora seja carioca de nascimento. Os pais dele são ambos pernambucanos, naturais de Arco Verde e Belo Jardim, erradicados em Caruaru-PE, junto com seus demais familiares.
O Comandante da Capitania dos Portos tem filhos natalenses, nascidos no também vizinho Estado do Rio Grande do Norte, onde residem seus sogros, atualmente.
Já no caso do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, o General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes sucedeu recentemente, no final do mês de abril deste ano, o também General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho, que foi nomeado para o cargo de Chefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasília-DF.
O General Marcelo Lima é acreano, nascido na Capital do Estado, Rio Branco, mas criado na cidade de Cruzeiro do Sul, onde passou boa parte da sua infância e juventude.
As organizações diretamente subordinadas ao 1º Gpt E são as seguintes:
- – 1º Batalhão de Engenharia de Construção (Caicó/RN);
- – 2º Batalhão de Engenharia de Construção (Teresina/PI);
- – 3º Batalhão de Engenharia de Construção (Picos/PI);
- – 4º Batalhão de Engenharia de Construção (Barreiras/BA);
- – 7º Batalhão de Engenharia de Combate (Natal/RN);
- – Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (João Pessoa/PB);
- – Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa e;
- – Comissão Regional de Obras da 7ª Região Militar (Recife/PE).