O colégio dispõe de projetos com foco na resolução de problemas por meio da criatividade, mão na massa, robótica e com laboratórios para experimentação científica dos alunos.
Investigar, questionar e observar são as bases da aprendizagem científica e é através do estímulo dessas atividades que o mundo pode ser transformado.
O Colégio GGE incentiva desde cedo os estudantes a se encantarem por descobertas científicas e, por isso, dispõe de projetos com foco na resolução de problemas por meio da criatividade, mão na massa, robótica e com laboratórios para experimentação científica dos alunos.
Usando uma metodologia que estimula os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem, de forma prática e contextualizada, o colégio desenvolve projetos que fazem parte do Programa Hands-on, trabalhando desde a Educação Infantil ao Ensino Médio problemas pedagógicos por meio de experiências práticas e da própria criatividade dos estudantes.
Na Educação Infantil, o Colégio GGE foca em potencializar a capacidade criadora dos pequenos.
Dessa forma, ativa a curiosidade e criatividade com atividades investigativas, para que as crianças possam sempre se questionar e também construir suas próprias verdades e soluções para as perguntas encontradas.
“O professor trabalha nas aulas de laboratório tudo que envolva a experiência, a observação das crianças. A experimentação de algo que seja relevante e pertinente para elas. Então, é toda essa parte prática, toda essa parte de mão na massa”, explica uma das coordenadoras da Educação Infantil do GGE, Ana Paula Calado.
A mão na massa que começa nas aulas do Projeto de Laboratórios (ProLab) da Educação Infantil do GGE evolui para o Ensino Fundamental 1 com as Aulas Maker, que têm como objetivo desenvolver habilidades essenciais à vida moderna, fundamentadas pelos pilares da criatividade, da sustentabilidade, da colaboração, da democratização da informação e do empoderamento tecnológico.
Os alunos testam hipóteses a partir da resolução de problemas, sentindo-se, assim, agentes ativos no processo de construção de um novo conhecimento.
Já a partir do Ensino Fundamental 2, o Colégio GGE utiliza a metodologia STEAM em aulas semanais.
A abordagem envolve Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, para guiar a investigação.
Com isso, o processo de aprendizado se torna experiencial e os estudantes são levados a pensar em resoluções para os problemas sociais.
Ainda conforme a coordenadora, o Programa Hands-on do GGE promove um currículo em espiral, focado na interdisciplinaridade.
Isso faz com que os projetos trabalhem conteúdos que passam por todas as disciplinas e fazem com que o aluno entenda o problema de maneira global, com diferentes pontos de vista.