Nesta sexta-feira (dia 12), o Cineclube “Silvio Tendler”, ligado à ONG Café Cultura, realiza uma sessão online sobre o Cinema Instantâneo, exibindo dois filmes realizados na Paraíba por esse movimento.

São os curtas “Reinado Imaginário”, de Hipólito Lucena e “Uma Passagem em 3 Tempos”, de Rebeca Souza.

A sessão, que se inicia às 19h30, será transmitida através do YouTube, no canal youtube.com/cafeculturasl

Após a exibição dos dois filmes, haverá um debate reunindo, além de Hipólito Lucena e Rebeca Souza, os cineastas Antonio Fargoni e Ricardo Peres, de São Paulo, e o documentarista e professor João de Lima, Presidente do Conselho Curador do Cineclube Silvio Tendler.

A mediação será do jornalista Carmélio Reynaldo.

O Cinema Instantâneo se propõe a produzir filmes relevantes, a baixo custo, que fujam do padrão comercial e resultem da colaboração de diversos talentos agregados em torno da proposta.

“Reinado Imaginário”, de Hipólito Lucena, é uma viagem no pensamento humano coletivo, em busca de respostas para a idéia de sustentação aos princípios da Monarquia, vivo nos espaços imagéticos. Munido de um tamborete, um personagem percorre a cidade, senta e observa as pessoas e os lugares.

“Uma Passagem em 3 Tempos”, de Rebeca Souza, documenta a tradição do sincretismo religioso das rezas de espantar os males das pessoas, dos bichos e das plantas, na aridez do sertão paraibano.

Leave a comment