Este processo é feito por meio de vários projetos. A Ciranda Literária, por exemplo, que também faz parte do programa L.E.R, tem rodas de debates sobre obras literárias a cada semana.

O aluno da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 leva para casa um livro inédito, que ele mesmo escolheu, sem gerar a sensação de obrigação.

De acordo com Alice, a Ciranda Literária, além de incentivar a leitura por prazer, desenvolve a autonomia dos estudantes. A educadora pontua que os livros e a escrita podem ser um grande aliado dos pais no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, que mais tarde podem ser aplicadas no mercado de trabalho.

“As crianças têm, atualmente, uma visão mais imediatista das coisas. A leitura vai auxiliar na concentração, no desenvolvimento com o mundo literário para que eles desenvolvam mais a imaginação e não tenham tanto conteúdo pronto como se tem redes sociais”, disse Alice.

Não só isso, as discussões da Ciranda Literária trabalham assuntos como bullying, afetividade, crescimento e família, promovendo também uma convivência pacífica e consciente e através do melhor desenvolvimento literário.

Já no projeto Bibi do Livro, uma biblioteca móvel é montada em um velocípede e guiada por um dos alunos na escola.

Alice explica que, dessa forma, as crianças podem ter um contato mais lúdico com a literatura que também estimula a imaginação e a autonomia.

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