O prefeito de Sapé, Major Sidnei, foi até Leopoldina, em Minas Gerais, na quinta-feira (dia 17) da semana passada, participar da programação alusiva a Augusto dos Anjos. Ele é o primeiro gestor a ir até a cidade mineira, que foi o local em que o poeta sapeense nascido em 1884 no Engenho Pau D’Arco (atuais ruínas da usina Santa Helena), passou os últimos meses antes de sua morte, em 1914.
A comitiva de Sapé que se deslocou até Minas Gerais contou ainda com a presença do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcone Pessoa e do diretor de Fomento Cultural e também diretor do “Memorial Augusto dos Anjos”, Aderaldo Elias.
Eles participaram da programação, que contou com palestras, apresentações musicais, concurso de poesia, visita ao museu e passeio pela cidade em que Augusto dos Anjos viveu.
O convite para participar da agenda foi feito pelo prefeito da cidade anfitriã, Pedro Augusto Junqueira, junto com a Secretaria de Cultura e Turismo de Leopoldina.
O “Paraibano do Século XX” deixou algumas obras na cidade e a casa em que morou nesse período também se transformou em um museu.
Ele é o patrono da Academia Leopoldinense de Letras e Artes e anualmente, a Prefeitura de lá celebra sua contribuição para a arte local, com uma série de atividades que envolvem música, poesia e cultura.
- Iniciada em 1990, esta é a 32ª edição da Semana Cultural “Augusto dos Anjos”.
Por delegação de Ramalho Leite, Presidente da APL, Helder Moura e Chico Pereira representaram a Academia Paraibana de Letras, que também tem como Patrono Augusto dos Anjos, “O Poeta da Morte”.