Quando os pais decidem que é hora da criança entrar na rotina escolar, é preciso analisar como a instituição lida com o processo de adaptação.

“Para os pais, é muito importante que haja informação e preparação para esse momento. Decidir a idade correta da criança, analisar o olhar das escolas sobre o período de adaptação como, por exemplo, como a escola lida com esse período, quais estratégias são adotadas, que tipo de suporte a escola oferece às famílias, como acontece o diálogo entre escola e família”, diz a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE, Anabelle Veloso.

“Todas essas respostas da escola precisam estar em coerência e atender às expectativas dos pais. Assim, haverá um alinhamento de perspectivas entre família e escola”, diz a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE, Anabelle Veloso”, explica Anabelle.

  • No caso da escola, a gestora considera que é essencial que a instituição dê informações e previna os familiares.

“Quando antecipamos informações, prevenimos as famílias e estamos preparando os pais para melhor lidarem com o processo. Além disso, a escola precisa usar de muita empatia, pois é preciso entender que a escola pode estar acostumada com o processo, no entanto, para os pais, na maioria das vezes, é a primeira vez e dúvidas e inseguranças precisam ser compreendidas e atendidas com prontidão e muito respeito”, detalha Anabelle.

“A escola precisa, no processo de adaptação, demonstrar o olhar individual sobre as famílias e sobre os alunos, pois cada processo é individual e muito particular: cada criança terá seu tempo e poderá demandar estratégias mais individualizadas, que precisarão ser atendidas pela escola”, diz a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE, Anabelle Veloso.

Leave a comment