“Quero Você Eleita”, laboratório de inovação política que trabalha para potencializar lideranças femininas nas esferas de poder, promoverá agenda institucional no próximo dia 26 de abril (nesta quarta-feira) com instituições, organizações e lideranças femininas em João Pessoa.
O encontro tem como objetivos principais fomentar a criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia do Estado da Paraíba e debater alternativas à Proposta de Emenda Constitucional 09/2023, que propõe a extensão da anistia dos partidos políticos que não destinaram verbas para mulheres e negros nas eleições de 2022.
- Entre as presenças já confirmadas estão a Deputada Estadual Danielle do Vale e a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.
A agenda será composta de um almoço no Restaurante IOCA, no Hotel BA’RA, que será seguido por uma reunião de trabalho conjunta.
Estão sendo convidadas as seguintes instituições e organizações:
Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba,
Tribunal Regional do Trabalho,
Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba,
Defensoria Pública,
Ministério Público,
Universidade Federal da Paraíba,
Universidade Estadual da Paraíba,
Deputadas Estaduais,
lideranças municipalistas,
Grupo Mulheres do Brasil,
Central Única das Favelas, dentre outras.
Na sequência do encontro, “Quero Você Eleita” mobiliza o grupo para levar ao Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Deputado Estadual Adriano Galdino, a proposta de criação da Procuradoria da Mulher, estrutura considerada fundamental para dar encaminhamento a denúncias de violência contra mulheres, que já foi criada em 16 Estados e no Congresso Nacional.
Sobre a PEC da Anistia, “Quero Você Eleita” propõe a criação de uma Mesa de Negociação para garantir alguma compensação em favor das mulheres e negros, já que muitos deles saíram endividados e desestimulados das eleições do ano passado por não receberem os recursos prometidos pelos dirigentes partidários.
A Cofundadora da “Quero Você Eleita”, Gabriela Rollemberg, aproveitará o encontro em João Pessoa, para falar da Campanha “Seja Semente da Paz na Política”.
- No ano passado, a iniciativa foi abraçada por três candidatas à Presidência da República: Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).
A iniciativa é uma realização da startup de impacto social, que funciona como um Laboratório de Inovação Política para impulsionar as mulheres nos espaços de poder.
“Muitas mulheres têm inovado o fazer político atuando de maneira suprapartidária. Impulsionadas por causas e propósitos comuns, atravessam as fronteiras dos partidos para criar alianças não consideradas pela política convencional”, afirma a Cofundadora da QVE, advogada e cientista política, Gabriela Rollemberg.
“Quero Você Eleita” – Edição Paraíba será mais uma oportunidade para lideranças femininas compartilharem saberes, construindo redes colaborativas e bandeiras suprapartidárias.
Esta edição conta com apoio da Dome Ventures, primeira CVB GovTech do país, e parceiros nacionais e locais:
Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep),
Grupo Mulheres do Brasil,
Observatório de Violência Política contra a Mulher,
Elas no Poder, e
Elas Pedem Vista.
- Serviço
Contato da Coordenação Executiva
Jordanna Sá Barreto (71) 99249-4464 - Sobre “Quero Você Eleita”
Fundada em 2020, “Quero Você Eleita” (QVE) é uma startup de impacto social que funciona como laboratório de inovação política que conecta saberes e iniciativas com o propósito de fortalecer a representatividade feminina na política brasileira.
- O grupo já contribuiu com a campanha de mais de 200 mulheres.
Entre as realizações, estão palestras e eventos, consultorias coletivas e individuais acessíveis, com a contribuição de grandes especialistas das áreas jurídica, política, de comunicação e marketing do país.
Há também o TED alike “Por que quero mulheres eleitas?”, realizado por Gabriela Rollemberg, cofundadora da QVE, advogada e cientista política.