GRANDE FESTA NORDESTINA,
FORRÓ A CADA SEGUNDO,
CAMPINA GRANDE FAZ
O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO
Esta frase em versos rimados resume o clima junino vivido na cidade “Rainha da Borborema”, desde que o então Prefeito Ronaldo Cunha Lima idealizou e concretizou “O Maior São João do Mundo”.
- HISTÓRICO DA CRIAÇÃO GENIAL DO “POETA RONALDO”:
O São João de Campina Grande destaca a cultura nordestina e mostra ao público de todo o Brasil e até de outros países de vários continentes, através de turistas vindos de todas as partes do mundo, o que existe de melhor, desde as comidas típicas ao forró pé-de-serra.
As belíssimas quadrilhas fazem os olhos dos que assistem às apresentações ritmadas com sanfona, triângulo e zabumba, brilharem junto com os vestidos rodados e tão bem trabalhados das dançarinas.
Campina sempre foi festeira, inclusive antes mesmo de ganhar o título de “Maior São João do Mundo”, a cidade tinha mais de 300 quadrilhas dançando pelos bairros, espalhadas espontaneamente pelas ruas e as pessoas se uniam para organizar suas festas de acordo com os lugares em que moravam, tudo de forma muito amadora.
- A partir de 1983, a cidade começa a ganhar um espaço central dedicado aos festejos juninos.
Foi quando começou a ser usado este nome de “Maior São João do Mundo”.
É deste ano o registro do uso dessa denominação, por sugestão do prefeito da época, Ronaldo Cunha Lima.
Há inclusive uma foto que circula na internet de uma palhoça onde já tem o nome de Maior São João do Mundo.
O local não tinha infraestrutura e era tudo muito simples, pois quando chovia o chão virava lama.
- No ano de 1986, o “Parque do Povo” teve a sua primeira parte construída, inclusive com o seu símbolo máximo.
Uma enorme fogueira gigante de alvenaria, era a idéia de engenharia inicial, mas por uma questão de acústica, o formato ficou parecido com uma pirâmide.
A construção caiu na boca do povo, que batizou oficiosamente de Pirâmide do Parque do Povo.
A partir daí a festa foi se modernizando, ganhando as barracas e posteriormente a cidade cenográfica, atingindo assim a grandiosidade que conhecemos nos dias atuais.