O Radiotelescópio Bingo, que está sendo instalado no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba, foi destaque na edição de maio da revista “Carta Capital”.
O maior radiotelescópio da América Latina recebeu o investimento de aproximadamente R$ 13 milhões pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), e conta com a participação de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no seu projeto de construção.
- De acordo com o que trouxe a “Carta Capital”, o projeto esteve na agenda do presidente Lula na recente viagem que fez a Pequim e consta na declaração conjunta assinada por Brasil e China.
No documento, os dois chefes de Estado declararam apoio mútuo ao Bingo e ressaltaram que “o uso pacífico do espaço exterior, incluindo a exploração do espaço profundo, deve ter o Direito Internacional como base e deve ser favorável à promoção da cooperação internacional”.
- O Bingo promete ser o único radiotelescópio do mundo a fazer leitura das ondas acústicas de bárion no universo, usando tecnologia de ponta, como a nova geração de radares.
Além disso, esse é um dos únicos projetos científicos internacionais a ter presença majoritária de cientistas brasileiros na coordenação.
Além de pesquisadores da UFCG, o projeto conta com cientistas da USP e a expertise do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
- Toda estrutura física está sendo fabricada pela gigante chinesa CETC 54, a mesma empresa que construiu o maior radiotelescópio do mundo.
O principal objetivo é mapear emissões de hidrogênio no espaço escuro, através das ondas de rádio, para estudar a expansão do universo.
Ou seja, com base nas emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo e, a partir daí, com o uso das oscilações acústicas de bárions como régua-padrão, será possível medir o ritmo dessa expansão.
- CONHEÇA O MAIOR RADIOTELESCÓPIO DO MUNDO, QUE O GOVERNADOR VAI VER DE PERTO, NA CHINA CONTINENTAL: