“Quem está construindo o radiotelescópio BINGO é o Governo da Paraíba (pois a maior fonte de recursos é nossa). A viagem do Governador João Azevêdo à China tem como um de seus objetivos, captar recursos também pro radiotelescópio. Mas até agora somos só nós à frente, com recursos próprios do Tesouro Estadual”.
Esta declaração é do Secretário de Comunicação Institucional, jornalista Nonato Bandeira, um dos entusiatas do projeto em construção no município de Aguiar, sertão da Paraíba.
“Vamos agora buscar mais apoio na China . É importante demais para nosso Estado”, complementa.
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping também já anunciaram o apoio ao desenvolvimento do radiotelescópio BINGO.
- O tema foi tratado durante a recente visita do presidente do Brasil à China.
O trecho do ponto 33 da Declaração Conjunta entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China, sobre o Aprofundamento da Parceria Estratégica Global, assinada pelos dois presidentes informa que:
“…Apoiaram, também, o desenvolvimento do Radiotelescópio BINGO, atualmente em construção no Brasil, voltado a pesquisas sobre a matéria escura.”
O maior radiotelescópio da América Latina já recebeu o investimento de aproximadamente R$ 13 milhões pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e conta com a participação de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na sua implantação.
Além de pesquisadores da UFCG, o projeto conta também com a participação de cientistas da USP (Universidade de São Paulo) e a expertise do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado em São José dos Campos-SP.
Toda a sua estrutura física está sendo fabricada pela gigante chinesa CETC 54, a mesma empresa que construiu o maior radiotelescópio do mundo, o FAST, que está localizado na depressão de Dawodang, na província de Guizhou, no sudoeste da China.
Os chineses estão encarregados da fabricação de equipamentos integrantes do radiotelescópio BINGO (como dos refletores e torres, entre outros) e transferência de tecnologia para o Brasil.
- Este é o design do BINGO Telescope:
O radiotelescópio terá duas parábolas refletoras.
A parábola primária (1) terá aproximadamente 40 metros de diâmetro, enquanto a secundária (2) terá 34 metros.
O sistema também contará com 50 cornetas (3).
Cada uma delas com 4,5 metros de altura e 2 metros de diâmetro.
As imagens mostram a evolução na terraplanagem e do andamento das obras em três regiões do terreno: acessos, casa de comando e centro de internet, além do próprio local onde ficará em si a estrutura do radiotelescópio BINGO.
Entre os acessos feitos por conta do Governo do Estado destaca-se a construção de uma estrada ligando o BINGO até a rodovia PB-366 que cruza a cidade de Aguiar.