O Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH) está buscando formas de viabilizar uma parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) para adequar brasões e bandeiras de várias cidades paraibanas às normas técnicas da ciência específica nessa área.

  • Na última reunião do IPGH estiveram presentes:
    Edinaldo Cordeiro Júnior – Presidente;
    Cicero Caldas Neto – Vice-presidente;
    João Barreto – Secretário
    Nemésio Cavalcanti – Tesoureiro;
    Adauto Ramos;
    Elmano Ribeiro;
    Sergio Mendonça Rolim;
    Sady Castor – Sócio Correspondente.
    Teldson Douetts Sarmento – Ex-presidente da instituição quase sexagenária.

O que restou decidido foi que o IPGH, através da sua Comissão de Heráldica (formada pelos confrades João Lins Barreto, Cicero Caldas e Wellington Rafael) fará uma cartilha com normas elementares de heráldica que será enviada para a presidência da FAMUP, representada pelo ex-prefeito de Sobrado, George Coelho (Presidente) e pela atual prefeita de Monteiro, Ana Lorena (Vice-Presidente), solicitando que a entidade faça o trabalho seguinte, de repassar para todos os municípios.

Os que se interessarem em criar, atualizar ou se adequar às normas poderão manter contato com o Instituto.

São 223 municípios paraibanos e, obviamente, nem todos se interessarão pelo assunto, devido a outras atividades político-administraivas mais urgentes para as respectivas gestões, em suas visões locais.

Todavia, se espera que pelo menos 1/3 se predisponha a aderir à essa proposta (cerca de 50, 70 a 100 cidades).

  • George Coelho é o atual presidente da FAMUP e ex-prefeito de Sobrado, cujo brasão foi desenhado pelo confrade Nivalson Miranda, a pedido do então presidente do IPGH na época, Adauto Ramos, natural daquele aprazível municipio.

Adauto, então, publicou umas 3 plaquetes sobre Sobrado, que poderiam ser juntadas numa única edição (formato livro) e publicada pela Prefeitura, como cartilha para uso obrigatório nas escolas da rede pública básica de ensino (contendo bandeira, hino, brasão e história do município).

Na reunião realizada no prédio-sede do IHGP, também sugiu a proposta de acrescentar tópicos sobre o estudo das famílias paraibanas e daquelas que aqui aportaram, como também alguns livros/relíquias do acervo (lastreado na existência de um trabalho de Guilherme D’ávila Lins relacionando grande parte do acervo).

Foi lembrado, também, sobre a passagem da data comemorativa de fundação em 1967 do IPGH (que está completando 56 anos de existência, agora em 2023), relacionando-se que muitos membros do IHGP igualmente são integrantes do IPGH (fundado em 07 de setembro de 1905).

  • Nomes dos membros do IPGH (Genealogia e Heráldica) que também pertencem ao IHGP (Histórico e Geográfico):
  1. Adauto Ramos
  2. Berilo Borba
  3. Guilherme D’ávila Lins
  4. Humberto Fonseca
  5. Joaquim Osterne
  6. Ricardo Bezerra
  7. Sergio Rolim Mendonça
  8. Thomas Bruno Oliveira
  • NOTA DO REDATOR:

Giovanni Meireles também é duplo-sócio de ambas as instituições:
Benemérito – IHGP
Correspondente – IPGH

Leave a comment