Os presidentes do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Jean Patrício e da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), Eitel Santiago de Brito Pereira e Ricardo Bezerra (Fundador da Entidade e 1º dirigente, integrante do Colégio Nacional de Presidentes de Academias Jurídicas), prestarão uma série de homenagens nesta próxima terça-feira (dia 22), ao eminente jurista Joaquim de Arruda Falcão Neto, que é professor, acadêmico, advogado, educador e escritor consagrado.
A solenidade de entrega do título de sócio honorário do IHGP ao acadêmico Joaquim Falcão será realizada no auditório executivo do UNIESP (Bloco Central da Reitoria), às 10h00.
Logo após será oferecido um almoço exclusivo para convidados, em parceria com a Academia Paraibana de Letras Jurídicas.
Ele é o atual ocupante da Cadeira nº 03 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
- Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Joaquim Falcão é mestre em Direito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e doutor em Educação pela Universidade de Genebra, na Suíça.
Dirigiu a Fundação Roberto Marinho nas décadas de 1980 até 2000.
Foi um dos responsáveis pela criação do Globo Ecologia e do Canal Futura, além do Telecurso 2000.
Também atuou no Conselho Nacional de Justiça e colaborou na modernização do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Fundou, em 2002, a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV – Direito Rio), da qual foi diretor até 2017.
- Foi um dos integrantes da primeira composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicado em vaga destinada a cidadão de notório saber jurídico e reputação ilibada, apontado pelo Senado Federal da República Federativa do Brasil.
Tomou posse em 2005 e foi reconduzido para um segundo mandato em 2007 (com exercício até 2009).
É autor dos livros “A favor da democracia” (2004), “Mensalão: Diário de um julgamento” (2013) e “Reforma eleitoral no Brasil” (2015), entre outros.