Neste dia 22 de setembro (esta sexta-feira), às 17:30 hs, ocorrerá a Solenidade Militar de Passagem de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) – do General de Brigada GUILHERME LANGARO BERNARDES para o General de Brigada ALESSANDRO DA SILVA.
- O general Guilherme Langaro Bernardes foi nomeado diretor de Obras de Cooperação, deixando o comando do 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa, passando agora a residir em Brasília-DF.
Este setor, vital para o desempenho do papel de apoio logístico das Forças Armadas que operam em terra, fica lozalizado no Quartel General do Exército – Setor Militar Urbano, também conhecido pelo apelido de “Forte Apache”, dado pela população da Capital Federal da República.
- O general Bernardes possui graduação na ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN) pelo Ministério do Exército (1992), graduação em BACHAREL EM DIREITO pelo CENTRO UNIVESITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS (2006) e mestrado em OPERAÇÕES MILITARES na ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS do Ministério do Exército (2000).
O General-de-Brigada Guilherme Langaro Bernardes é natural do Rio de Janeiro, nascido em 28 de novembro.
Seus pais são Fernando Correa Bernardes e dona Valda Marieta Langaro Bernardes.
É casado com a senhora Alessandra Marques Moreira da Silva Moutinho Bernardes. Tem uma filha, Mariana.
Passou a infância e juventude viajando e acompanhando seu pai, que era militar.
Estudou em vários colégios, em diversas localidades onde residiu junto com sua família.
Por fim estudou no Colégio Militar de Porto Alegre-RS, onde cursou o 1º e 2º Científico.
A seguir fez concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas–SP e matriculou-se em 1988.
Encerrados os estudos preparatórios e sendo aprovado, posteriormente matriculou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN-RJ), onde iniciou o curso de Engenharia, e em 1992, foi declarado Aspirante a Oficial.
Posteriormente foi designado para o 1º Batalhão de Engenharia e Combate no Rio de Janeiro.
Adquirindo conhecimentos e didática necessária foi nomeado Instrutor do Curso de Engenharia e Aperfeiçoamentos de Sargentos em Cruz Alta–RS.
Algum tempo depois cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no Rio de Janeiro.
Foi transferido para Santarém–PA, como Capitão.
Graças a seu desempenho, retornou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, desta vez, como Instrutor, no RJ.
Depois foi transferido para a Base de Administração e Apoio do Rio Grande do Sul.
Cursou a Escola de Estado Maior no Rio de Janeiro e como Oficial, exerceu a chefia de seções do Estado Maior, atuando ainda na supervisão e na logística nas obras sob o encargo do 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa (Duplicação da BR-101, em 2012).
- Foi designado para exercer o Comando da Companhia de Engenharia da Força de Paz Brasileira na Missão das Nações Unidas para a estabilização do HAITI (MINUSTAH), no período de novembro de 2013 a junho de 2014.
Foi transferido para Araguari-MG em 2015, com a missão de comandar o 11º Batalhão de Engenharia e Construção (Batalhão “Mauá”), já como Tenente-Coronel.
O então Coronel Guilherme Langaro Bernardes (atualmente General-de-Brigada), esteve à frente do 2º Batalhão Ferroviário durante dois anos, entre 2015 e 2017.
Bernardes também Adido de Defesa junto à Embaixada do Brasil na Índia, em Nova Delhi, cumulativamente com o Reino do Butão (2020).
Foi Comandante da Companhia de Comando do 2º Grupamento de Engenharia de Manaus-AM, já como Coronel.
De lá, regressa como General de Brigada recém-promovido para João Pessoa, dez anos depois, agora como Comandante Geral de toda a Guarnição Federal na Paraíba, além do Comando do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E).
- Possui as seguintes condecorações:
Medalha Militar de Prata;
Medalha do Pacificador;
Medalha do Serviço Amazônico;
Medalha do Corpo de Tropa;
Medalha Marechal Hermes e a
Medalha das Nações Unidas. - Possui ainda o Distintivo de Comando Prateado.
- Cursou ainda em estabelecimentos educacionais civis,
Bacharelado em Direito e
elaboração e gerenciamento de projetos.