O presidente da Academia Paraibana de Engenharia, engenheiro Sérgio Rolim Mendonça, acaba de assinar, de forma pioneira, convênio com a Fundación Innovación y Desarrollo – FIDBAN, organismo internacional sem fins lucrativos sediado na cidade de Santander, na Espanha, que vai permitir aos membros da Academia obter bolsas de estudos para realização de mestrado e doutorado em mais de 30 países, podendo, ainda, financiarem projetos de interesse comum no âmbito da cooperação internacional.

A Academia Paraibana de Engenharia já tem um projeto piloto para apresentar, a pesquisa de reúso de esgoto tratado para a agricultura, que poderá ser implantado em qualquer cidade paraibana que venha a se interessar.

Todo o esboço deste projeto está à cargo do seu autor, o engenheiro Sérgio Rolim Mendonça, professor emérito da UFPB com experiência internacional em saneamento e tratamento de águas, um dos fundadores e que se encontra em seu quarto mandato (2023-2024) como presidente da APENGE.

  • A FIDBAN

A Fundação para a Inovação e o Desenvolvimento – FIDBAN, instalada na região da Cantábria, Espanha, tem como objetivo principal formar, promover e fomentar uma Rede Internacional de Investidores (locais e estrangeiros) e ligá-los a projetos empresariais que necessitam financiamento com potenciais investidores de capital.

  • É dirigida por um conselho formado pela:
    Fundação Universitária Ibero-Americana – FUNIBER (Rede Acadêmica Internacional com 20 anos de experiência na promoção de projetos de cooperação a nível internacional com presença em mais de 30 países e representação em 4 continentes), pela
    Sociedade para o Desenvolvimento da Cantábria – SODERCAN (empresa pública vinculada ao Governo da Cantábria/ES, pela
    Universidade Europeia do Atlântico (Universidade espanhola localizada no Parque Científico e Tecnológico de Cantábria, em Santander – Espanha) e pelo
    Centro de Investigação e Tecnologia da Cantábria – CITICAN, que é um centro de pesquisa destinado a fornecer serviços de base tecnológica para empresas e organizações de diferentes setores para melhorar a sua competitividade e eficiência.

  • Sobre a APENGE

A Academia Paraibana de Engenharia, fundada na cidade de João Pessoa em 17/12/2014, por um grupo de 17 engenheiros, dos quais, dois já faleceram, conta com um quadro de 40 Acadêmicos, estando preenchidas atualmente 38 Cadeiras.

O mandato de sua diretoria é de dois anos e tem sua sede na Rua Álvaro de Carvalho, nº 248, Tambauzinho, mesmo edifício onde funciona o Sinduscon, nesta cidade.

  • Mais informações: https://www.apenge.com.br/

Leave a comment