O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, definiu – após reunião conjunta sobre esse assunto específico – de acordo com o Governador João Azevêdo, a data, horário e local de lançamento da edição de mais um livro de sua autoria, escrito em parceria com o saudoso jornalista e escritor Hélio Zenaide, sobre todos os governantes paraibanos.
- O convite vem assinado em nome do Governador João Azevêdo Lins Filho, além do próprio Desembargador e de Hélio Zenaide (in memoriam), chamando o público para a solenidade de lançamento da obra “Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República”, que acontecerá no próximo dia 17 de novembro (sexta-feira vindoura), às 16h00, no Centro Cultural São Francisco, que fica situado na ladeira de mesmo nome, no Centro Histórico da Capital paraibana.
A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), jornalista Naná Garcez, ficou então encarregada de conduzir todo o processo de edição, produção e impressão do livro, através da Editora “A União”, conduzindo integralmente a parte de organização gráfica e adequação de conteúdo às normas técnicas atualizadas, além de acompanhar o detalhamento da solenidade de lançamento, que está a cargo do Cerimonial do Governo do Estado.
Segundo o desembargador Marcos Cavalcanti, “Hélio – que faleceu em 2017, aos 90 anos – deixou a obra sobre os governantes da Paraíba com pesquisa bem adiantada. E, agora, foi concluída por mim”, disse o magistrado, que, também assumiu o cargo de titular do Governo do Estado em 2015, quando estava na Presidência do TJPB, seguindo a linha constitucional de sucessão prevista para o preenchimento, em caso de vacância, da função de Chefe do Poder Executivo.
- Será um livro sobre a história da Paraíba, que trará no bojo todos os seus governantes, desde o período colonial, imperial e republicano.
Coube ao magistrado dar sequência à pesquisa e terminar a obra iniciada por Hélio Zenaide.
O desembargador Marcos Cavalcanti destacou que Hélio conviveu com muitos governadores do seu tempo, e retrata fatos e notas que só ele sabia.
- “Além de cotejar e trazer a lume fatos históricos desatados em artigos de todos os jornais da Paraíba, eu atualizei a obra que estava inacabada, por limitação da existência física da natureza humana do falecido e grande historiador Hélio Zenaide”, afirmou o desembargador.
Trata-se de um livro de história da Paraíba que, mesmo não sendo uma biografia das personalidades importantes que administraram o Estado, traz traços da vida de cada um, inclusive o perfil de gestor, além de fatos e acontecimentos políticos, eleitorais e sociais de época.