• 13 de abril de 1984.
    Data solar pelo nosso calendário gregoriano.

Sábado à noite.
Há exatos 40 anos atrás, nesta nossa Era Cristã.

  • Data de abertura da Semana Comemorativa do Centenário de Nascimento de Augusto dos Anjos, também conhecido pelo epíteto de “O Poeta da Morte”.

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Sapé-PB, 20 de abril de 1884 – Leopoldina-MG, 12 de novembro de 1914) ainda não tinha sido eleito por meio de votação popular como “O Paraibano do Século XX”, conforme a TV Cabo Branco/Rede Globo anunciou, em 2001.

  • Local: Centro de Treinamento de Professores de Sapé (atualmente batizado oficialmente de CTPS “Professora Idelzuith Gomes de Sá”, desde a sanção da Lei nº 8.793, de 06 de maio de 2009, pelo então governador José Maranhão, decretando a publicação no Diário Oficial do Estado do PL-Projeto de Lei de autoria do ex-deputado Trócolli Júnior, aprovado pela Assembléia do Poder Legislativo).

Palestrantes:

  • THIAGO DE MELLO – Amadeu Thiago de Mello (Barreirinha-AM, 30 de março de 1926 — Manaus-AM, 14 de janeiro de 2022) foi um poeta, jornalista e tradutor brasileiro.

Foi adido cultural na Bolívia e no Chile, mas teve sua carreira interrompida pelo golpe de 1964.

  • Durante a ditadura (1964-1985) foi preso e depois se exilou no Chile.

No exílio, também morou na Argentina, Portugal, França e Alemanha.

  • Com o fim do regime militar, voltou à sua cidade natal e depois se mudou para Manaus, onde viveu até sua morte.

Seu poema mais conhecido é “Os Estatutos do Homem”, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana.

A preservação da Amazônia era tema presente em sua obra

  • ODILON RIBEIRO COUTINHO – Foi dono da Usina São João, empresário do ramo de açúcar e álcool, advogado e escritor brasileiro, outrora eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte.

Nascimento e falecimento (Santa Rita-PB, 12 de julho de 1923 — Rio de Janeiro-RJ, 7 de julho de 2000).

  • Aluno da Faculdade de Direito do Recife-PE durante o Estado Novo decretado pelo ditador Getúlio Vargas, tornou-se presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, sendo preso por cinco vezes, em razão de suas atividades políticas.

Sobressaiu-se também nos meios intelectuais como presidente da Fundação Joaquim Nabuco, em Pernambuco, após a morte de Gilberto Freyre em 1987 e sete anos depois ingressou na Academia Paraibana de Letras.

  • Possuía uma biblioteca particular, que ficava num casarão em cujo jardim passeavam livremente pavões, emas, guaxinins e outros animais silvestres.

Ficava na avenida João Machado, em João Pessoa e tinha cerca de 50 mil livros. Era fantástica e uma das maiores bibliotecas particulares do Brasil.

  • Quando o pé-de-tamarindo de Augusto dos Anjos perigava morrer, no quintal dos fundos da casa grande da usina Santa Helena, em Sapé, tendo carcomida a base do seu tronco, ele trouxe o agrônomo Estêvão Strauss (especialista em botânica geneticista francesa) para curar aquela ferida causada por uma doença provocada por fungos.

Devido a esta iniciativa é que ainda existe no mesmo local onde foi plantada a árvore de cerca de 300 anos de idade.

  • HUMBERTO CARNEIRO DA CUNHA NÓBREGA – Nasceu na Capital do Estado no dia 03 de fevereiro de 1912 e faleceu, também em João Pessoa, em 17 de junho de 1988.

Formou-se em Medicina, no ano de 1937, na Faculdade da Bahia, em Salvador.

  • Foi o fundador da Faculdade de Medicina da UFPB (1950-1956) e exerceu vários cargos públicos, entre os quais destacamos:

Reitor da UFPB (1971-1975); Presidente da Cruz Vermelha Internacional-Secção Paraíba; Diretor dos Ambulatórios do Estado da Paraíba e do Instituto Nacional da Previdência Social (antigo INPS), além de Diretor do Museu da Imagem e do Som da UFPB – 1967.

  • Por muitos anos, atuou como médico dos operários da Usina Santa Helena, antigo Engenho Pau d’Arco, local do nascimento do poeta Augusto dos Anjos.

Durante suas andanças pelo meio dos canaviais atendendo aos cortadores de cana-de-açúcar em suas próprias residências, a bordo de um Jeep, formou o maior acervo de objetos ligados a Augusto dos Anjos, incluindo as “botinhas de couro” usadas pelo poeta na infância, a “batinha de filó” usada na pia bastismal e outras relíquias.

  • Na época, guardava tudo isso em um escritório montado no 1º andar de sua residência na praia do Cabo Branco, localizada ao lado do Balneário do SESC.

Após sua morte, a família doou todo essse enorme material histórico para formar o “Memorial de Augusto os Anjos” que existe hoje na Academia Paraibana de Letras.

Escreveu vários livros e proferiu palestras e conferências médicas, tanto no Brasil como no exterior.

  • Ingressou na Academia Paraibana de Letras em 1971, ocupando justamente a Cadeira nº 01 – Augusto dos Anjos.
  • Presenças ilustres:

Ex 1ª Dama da Cidade, Maria de Fátima Gadelha dos Santos Feliciano, Ex-Secretária Municipal de Educação e Cultura Vera Lúcia de Figueiredo Feliciano, Ex-Diretora Geral do CTPS Socorro Leitão, Ex-Diretora da Escola “Stella da Cunha Santos”, Mariza Chaves, Major do Exército Marius (representante do 1º Grupamento de Engenharia), Ex-Deputado Estadual e Ex-Prefeito de Juarez Távora e Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, jornalista Jório de Lira Machado, na época Deputado Estadual, entre outras autoridades.

  • Organização da Prefeitura Municipal, na 1ª gestão de José Feliciano Filho, a cargo dos seus Assessores Especiais Nelson Coelho e Giovanni Meireles.

  • Agradecimento aos acervos fotográficos particulares:
    José Feliciano Filho (Ex-Prefeito)
    Noel Barbosa (Pesquisador do site e portal “Sapé de Outrora”)
    Antônio Araújo (Ex-fotógrafo oficial da Prefeitura Municipal)
    Giovanni Meireles (Biblioteca, hemeroteca, diversos documentos pessoais)
  • NÃO PERCA A CONTINUAÇÃO DESSE REGISTRO HISTÓRICO, NAS PRÓXIMAS POSTAGENS NESTE BLOG DO GM:

#TBT 1984 – CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO POETA AUGUSTO DOS ANJOS – Há 40 anos, Prefeitura Municipal de Sapé promovia palestra com o ex-governador, 1º Ministro de Minas e Energia do Brasil, ex-senador e ex-deputado federal João Agripino, avô de Gervasinho Maia (PARTE 02)

#TBT 1984 – CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO POETA AUGUSTO DOS ANJOS – Há 40 anos, Prefeitura Municipal de Sapé encerrava mega-programação comemorativa com o poeta Ronaldo Cunha Lima, ex-governador, ex-senador, ex-prefeito de Campina Grande, etc (PARTE 03)

Leave a comment