Sob a liderança de Laíz de Oyá e Dani Baldissera, a sambada é palco para mestres e mestras da cultura popular, reverenciando-os pelas contribuições para a riqueza cultural da Paraíba.

  • O evento, que acontece desde 2022, já contou com a presença de Mestres e Mestras da cultura popular como Odete de Pilar, Mestra Penha Cirandeira, Mestra Ana e Quilombo do Ipiranga, Pandeiro do Mestre, Grupo Bongar, além de artistas da cena paraibana como Elon, Lau Capym, Clara Potiguara, Filosofino, Victorama e A Fúria Negra.

Nesta nona edição do evento, haverá, num intercâmbio cultural, a participação de grupos como o Coco Raízes de Arcoverde (PE), Caiana dos Crioulos (PB), DJ Kananda PX, da comunidade de Peixinhos em Olinda, além, claro, do Coco de Oxum (PB).

  • “A Sambada do Coco de Oxum vem de uma vontade de que o grupo não seja apenas uma banda, mas que tenha comprometimento de desenvolver outras atividades que colaborem com a cultura de forma mais direta, trazendo para a comunidade a importância da tradição através dos Mestres e das Mestras”.

“O Coco de Oxum não é um grupo tradicional, logo, nós entendemos a importância e a responsabilidade de trabalhar com e pelo Coco de Roda”.

  • A formação atual conta com Dani Baldissera, Lau Capym, Priscilla Fernandes, e eu Laíz de Oyá”, conta Laíz.

“O fortalecimento da cultura popular está intrinsecamente ligado às práticas agroecológicas, político-ideológicas, policulturais, de autonomia, auto-estima, valorização do próprio território, trabalho, cultura e vivências”.

  • “Além disso, a Sambada é uma festa que promove alegria, afeto, gera economia, consciência, e prospecção da arte e cultura paraibana”, completa Dani.

O evento acontecerá no Centro Cultural Piollin, local escolhido não apenas pela sua importância como centro de formação artística para crianças, jovens e adolescentes periféricos, mas também por proporcionar um contato mais próximo com a natureza, alinhando-se com a ideologia da Sambada.

  • Além das apresentações musicais, haverá uma feira para exposição de trabalhos artísticos e produtos de empreendedores autônomos de João Pessoa, priorizando profissionais negros e indígenas.

Esse é um passo importante na promoção da economia local e no apoio às comunidades historicamente marginalizadas.

  • O evento, que terá entrada gratuita, iniciará pontualmente às 15 horas com a mestra de cerimônias, Mestra Ana do Coco, anunciando a abertura da feirinha colaborativa e a DJ Kananda PX.

  • Às 16h30, Coco de Oxum sobe ao palco.

Seguindo, às 18h00 quem sobe aos palcos para encantar e dançar é o grupo das Cirandeiras de Caiana dos Crioulos.

E para fechar a noite com chave de ouro, às 20h00 teremos Coco Raízes de Arcoverde.

  • Para mais informações, acompanhe a divulgação do evento pelo instagram @cocodeoxum e @sambadadococodeoxum

Leave a comment