Nesta sexta-feira (dia 26), o Grupo formado pelos Presidentes dos Institutos Históricos da Paraíba, coordenado por Cícero Caldas Neto, esteve debatendo temas relacionados à subsistência das Casas de Memória do nosso Estado.

  • A reunião aconteceu de forma virtual, pela sala de bate-papo do Google.Meet.com

Participaram dessa primeira reunião convocada por Cícero Caldas, os Presidentes do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), Jean Patrício, de Santa Rita (Fernando Dutra), Queimadas, Patos (Sineide Lacerda), Guarabira e Instituto Histórico de Campina Grande, Wanderley de Brito (IHCG).

  • No encontro que precedeu a reunião dos presidentes dos Institutos Históricos, os pesquisadores Cícero Caldas e Wanderley de Brito trocaram experiências e o IHCG recebeu, em doação, algumas obras editadas sob a responsabilidade do historiador e heraldista Cícero Caldas, que acumula a vice-presidência do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica com a presidência do Instituto Histórico de Guarabira, cuja documentação oficial já está bastante encaminhada e em breve será agendada a Assembléia Geral de constituição.

Nesta sexta-feira, dia 26, em João Pessoa, o IHCG recebeu do Presidente do Instituto Histórico de Guarabira, Cícero Caldas Neto, a doação para o acervo do IHCG de excelentes livros e plaquetes de interesse local, que muito enriquecerão a biblioteca da “Rainha da Borborema”.

  • Sobre a reunião, tida como inédita, foi a primeira vez que o atual presidente do IHGP conseguiu juntar quase uma dezena de outros presidentes de Institutos Históricos.

Atenderam ao convite do historiador Jean Patricio, presidente do IHGP, os representantes de Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos e Queimadas.

  • A tônica foi a junção de esforços comuns no sentido de ajuda mútua quanto à regularização documental perante os órgãos oficiais, a inter-visitação, a possibilidade de publicações compartilhadas e a elaboração de uma cartilha, contendo o roteiro para a criação de Instituto Histórico, a fim de estimular outros municípios.

A Paraíba conta, atualmente, com apenas 23 Institutos Históricos instalados, para um universo de 223 municípios.

  • “Ainda há muito trabalho pela frente!”, afirma Cícero Caldas Neto, principal articulador do movimento interinstitucional.

Leave a comment