A exposição “Vozes, vetos e votos por democracia da Paraíba” e a oficina “Memorial da Democracia da Paraíba: pesquisa, educação e direito à memória” são os destaques da Fundação Casa de José Américo (FCJA) durante a 22ª Semana Nacional de Museus.
- A exposição estará aberta ao público no período desta terça-feira, dia 14 até 19 de maio, das 08h30 às 16h00; e a oficina acontece nesta quinta-feira (16).
A exposição “Vozes, vetos e votos por democracia da Paraíba”, com visita mediada, aborda os processos sociais do voto, os ataques à democracia e as lutas pelo direito ao voto.
- Ela acontece no Memorial da Democracia da Paraíba – Arquivo dos Governadores, instalado no segundo andar do Anexo II, da FCJA, na Praia do Cabo Branco, na capital paraibana.
No dia 16, a oficina “Memorial da Democracia da Paraíba: pesquisa, educação e direito à memória” acontece durante todo o dia no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da FCJA.
- A programação terá início às 09h20, com a professora Lúcia Guerra, gerente executiva de Documentação e Arquivo da FCJA e coordenadora do Memorial da Democracia da Paraíba, com o tema “Comissão da Verdade e os desafios de manter a memória viva”.
O Museu Casa de José Américo também vai integrar a programação da 22ª edição da Semana Nacional de Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
- A participação ocorrerá nesta terça-feira (dia 14), no Auditório Juarez da Gama Batista, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), às 09h00, com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”.
No evento será realizada uma mesa-redonda sob a coordenação da gerente executiva do Museu Casa de José Américo, professora e geógrafa Janete Lins Rodriguez, que mediará o diálogo entre os dois palestrantes convidados: o historiador e professor Ângelo Emílio da Silva Pessoa e a museóloga e educadora Maíra de Oliveira Dias.