Na noite de quinta-feira (dia 18), a Academia Paraibana de letras (APL) e a Academia de Letras de Campina Grande (ALCG), promoveram conjuntamente a prestigiada Noite Gilbertiana, no auditório da FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba), com a conferência “A Paraíba de Gilberto Freyre”, proferida pelo escritor e jornalista Mário Hélio, que também fez o lançamento de livros e revistas da Editora CEPE, do Recife-PE.

  • O IHCG (Instituto Histórico de Campina Grande) esteve representado com assento na Mesa de Honra, por seu Presidente Vanderley de Brito.

 

Segundo a historiadora Ida Steinmuller, a noite cultural reuniu uma grande parte da seleta intelectualidade acadêmica de Campina Grande e João Pessoa.

  • Por convite da Academia de Letras da Paraíba e da Academia de Letras de Campina Grande, o presidente da AGLACMA (Academia Guarabirense de Letras e Artes “Casa Marisa Alverga”), Padre Emiliano Camilo e o acadêmico Elias dos Santos, também participaram do referido encontro cultural.

O evento, promovido pelas duas prestigiadas academias, contou com a presença de intelectuais paraibanos, políticos e outras autoridades.

  • Mário Hélio também aproveitou a ocasião para lançar seus livros: “O Brasil de Gilberto Freyre”, “A história íntima de Gilberto Freyre” e a “Revista Continente” da Editora CEPE de Pernambuco, da qual ele é um dos diretores editoriais.

Além disso, o Padre Emiliano Camilo teve a oportunidade de reencontrar grandes amigos, como o vice-presidente da Academia Paraibana de Letras, Sales Gaudêncio, entre outros, e promoveu a divulgação prévia da II Feira Literária de Guarabira, marcada para acontecer nos dias 15 e 16 de agosto, no Teatro Municipal Geraldo Alverga, localizado na cidade conhecida pelo epíteto de “Rainha do Brejo”.

  • Foram registradas as presenças de vários intelectuais e artistas, como Chico Pereira, Elizabeth Marinheiro, Astier Basílio, Flávio Tavares e Thélio Farias, entre outros, além do vice-governador Lucas Ribeiro.

 

Leave a comment