Nesta quinta-feira (dia 26), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande, deu um importante passo em direção à inclusão e ao acolhimento de estudantes neurodivergentes com a inauguração da Sala de Autorregulação Emocional.
- O novo espaço é fruto da implementação da Lei 663/2023, de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, que estabelece a criação de salas de estabilização sensorial em ambientes públicos e privados.
O projeto de lei que deu origem a essa sala é uma iniciativa que reconheceu a urgência de proporcionar ambientes adequados para pessoas com transtornos do espectro autista e outras condições neurodivergentes.
- “A criação dessas salas de estabilização sensorial é um marco importante na promoção de ambientes mais inclusivos. Esses espaços garantem que pessoas neurodivergentes possam encontrar um refúgio em momentos de crise, promovendo o respeito e o cuidado que todos merecem”.
“É uma forma de assegurarmos que todos tenham condições de aprender, conviver e se desenvolver em ambientes que respeitam suas particularidades,” afirmou Adriano Galdino.
- Adriano destaca agora que o objetivo é que essas salas se estendam a outros locais públicos e privados na Paraíba, promovendo uma sociedade mais inclusiva e atenta às necessidades de suas populações neurodivergentes.
A sala de estabilização sensorial no IFPB já representa um avanço significativo nesse sentido, colocando o campus como um exemplo a ser seguido em todo o estado.
- O evento de inauguração contou com a apresentação do projeto e uma mesa-redonda sobre os aspectos legais e os benefícios de ambientes adaptados para pessoas neurodivergentes.
Entre os participantes, o servidor da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Albano Borba, representou o deputado Adriano Galdino, reforçando a importância da nova legislação.
- Um espaço sensorial para acolhimento
A sala foi cuidadosamente planejada em colaboração com uma terapeuta ocupacional voluntária e é equipada com uma série de recursos sensoriais para proporcionar conforto e segurança aos estudantes.
- Entre os itens presentes estão iluminação suave, cores relaxantes, painéis sensoriais, almofadas com diferentes texturas, além de fones de ouvido que bloqueiam ruídos externos.
Um dos itens essenciais para segurança é o botão de pânico, que permite comunicação imediata em casos de crise emocional.
- O professor do campus Campina Grande e idealizador do projeto, Eduardo Cruz, comentou sobre a necessidade de um ambiente como esse:
“A motivação veio da necessidade de oferecer um espaço onde nossos alunos neurodivergentes, especialmente aqueles com autismo, pudessem encontrar um ambiente acolhedor e com privacidade para se autorregularem, ajudando-os a se sentirem mais preparados para o aprendizado e para a interação social no campus”, resumiu.